24/04/2023 às 16h01min - Atualizada em 25/04/2023 às 00h02min
Propósito é a essência da marca
Especialista fala sobre a importância de ter um propósito bem definido e alinhado com o estilo de vida do empreendedor
SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Divulgação Missão, visão e valores são itens essenciais em um plano de negócios. É a partir da definição destes temas que um empreendedor começa a traçar o rumo para o empreendimento. Os valores abrigam os propósitos da marca e norteiam a jornada do empreendedor. “A missão deve ser utilizada para atrair os clientes que se identificam com a marca pelo seu propósito. Logo, deve ser pensado estrategicamente”, enfatiza Amanda Sabadell, especialista em Marketing da VA Gestão de Negócios. No entanto, muito além de estratégias de marketing, o propósito não deve estar apenas no discurso, na propaganda e na intenção de atrair novos clientes. É preciso fazer parte do DNA da empresa e do empreendedor, da figura que representa o negócio. “Imagine um restaurante vegano, que tem como princípio o amor e proteção animal, comandado por um chef ou gestor carnívoro. O marketing pode ter discurso muito bem definido de que o local é livre de crueldade animal. Mas, em algum momento, o fato do discurso não ter alinhamento com a pessoa que está por trás da marca, jogará contra”, explica a especialista. “Estas questões parecem obvias, mas é muito comum encontrarmos discordâncias de propósito quando vamos prestar consultoria para marcas com apelos semelhantes”, conta Amanda. Portanto, para abrir um negócio que busque clientes com o mesmo propósito, é importante que esta essência venha de seu idealizador e seja difundida à equipe. Para a especialista, forçar um propósito apenas para “surfar na onda do que está em alta” é um grande erro, pois é difícil que ele seja sustentado. “Não adianta dizer que é a favor da diversidade e não ter pessoas negras, trans, estrangeiros e mulheres na equipe ou se essas pessoas só ocupam cargos baixos e não tem oportunidade de crescimento. A casa faz um discurso de sustentabilidade, mas compra de fornecedores que não vem de uma cadeia sustentável. São nas pequenas coisas que o discurso do propósito pode ser contraditório. Por isso, é muito importante aplicar no plano de negócios o propósito da marca para ser implantado em todas as áreas”, completa a especialista. Sobre a VA Gestão de Negócios Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 26 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Sicao, Chocolate Accademy, Cosy, Bar Genuíno, Boteco 28, Brodo Ristoranti, Cozinha de Afeto e Cosy. A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.