Saber como está o andamento da empresa é essencial para o bom funcionamento e para alcançar o êxito. Os indicadores de desempenho são métricas que demonstram como andam os resultados do negócio, um muito importante de ser calculado é o ticket médio. Ele é usado para acompanhar a saúde financeira da empresa e entender o comportamento do consumidor.
Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2, explica que o ticket médio demonstra valor médio que os clientes gastaram em pedidos de serviços ou produtos. “É ele que mostra o comportamento do cliente com a marca e também pode ser relacionado à satisfação com a empresa, dessa forma, quanto maior o ticket médio, mais as pessoas estão dispostas a gastar no negócio”, diz.
Entender esses valores é uma estratégia de grande valia, pois permite à marca medir seus resultados e gerir com embasamentos de dados os seus próximos passos. “Dependendo do que você quer analisar em seu negócio, um diferente tipo de ticket médio pode ser usado para ajudar você a definir um planejamento estratégico de metas e objetivos ou um bom plano de vendas”, destaca Daniel.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo é feito de forma simples. É o valor total em vendas realizadas dentro de um determinado dia dividido pelo número de vendas realizadas no mesmo período. “Para compreender a qualidade desse valor, é preciso comparar com a realidade e com as metas de cada organização. Uma outra dica importante é que você deve pesquisar e entender qual é o Ticket Médio dos seus concorrentes, para entender como está sua empresa perante ao mercado”, ressalta o proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold.
Como aumentar o ticket médio?