Sem dúvida, os eventos de compras sazonais são os mais esperados no ano pelos “caçadores de pechinchas”. Desde a Black Friday, passando pelas vendas pós-Natal e Ano Novo, compras de Páscoa, descontos de verão, até o Dia dos Namorados, as oportunidades para os varejistas são enormes.
O sucesso dessas datas, frequentemente, determina se um comerciante termina o ano no azul ou no vermelho. Por exemplo, os gastos online durante a Cyber Week, em 2022, bateram o recorde de US$ 35,3 bilhões de dólares nos Estados Unidos, sendo que as compras realizadas por dispositivos móveis contribuíram com 55% das vendas, o que foi considerado como o maior dia de compras online de todos os tempos¹. Já no Reino Unido, o estudo “British Retail Consortium” mostra que as compras realizadas entre a Copa do Mundo e o Natal contribuíram para o aumento de 6,9%² nas vendas do mês de dezembro.
Por esse motivo, tais ocasiões são ideais para ousar no marketing para captar a atenção dos consumidores, direcionar o tráfego e converter as vendas. Isso requer uma cuidadosa reflexão de campanhas que "pensem fora da caixa". No entanto, essa análise não deve começar e terminar apenas com as sazonalidades. As estratégias mais bem-sucedidas podem ser aplicadas durante todo o ano.
Personalize, construa, transmita e converta
O mobile marketing tem um enorme potencial, com expectativa global de exceder US$ 4,7 bilhões até 2027³. Isto é verdade, especialmente, nos mercados emergentes, onde os consumidores têm muito mais probabilidades de serem “mobile-first” quando se trata da forma como utilizam a internet.
Em 2022, varejistas em todo o Brasil, o segundo mercado de e-commerce que mais cresce no mundo, trabalharam para aumentar a eficácia das suas campanhas multicanais de marketing na Black Friday. Ao incorporar estratégias avançadas de mensagens móveis e automatização nas suas campanhas, conseguiram aumentar o valor médio de seus pedidos em 8%, representando mais de 8% da receita total dos clientes.
Portanto, destaco quatro estratégias que podem ser aplicadas durante todo o ano:
Aprendizagem das vendas sazonais
Por fim, em um cenário cada vez mais competitivo, com os gastos dos consumidores altamente atingidos pela inflação, as marcas devem ser criativas e ousadas. A aplicação de estratégias de mobile marketing bem-sucedidas ao longo do ano, e não apenas durante os períodos tradicionais de venda, é essencial para os varejistas que desejam aumentar seus potenciais clientes.
¹ Adobe: Cyber Monday Drove $11.3 Billion in Online Spending, Breaking E-Commerce Record
² BRC: Christmas boosts sales but head winds for 2023
³ ResearchAndMarkets: Global Mobile Commerce Market (2022 to 2027) - Industry Trends, Share, Size, Growth, Opportunity and Forecasts
⁴ Salesforce: What Are Customer Expectations, and How Have They Changed?