21/03/2023 às 15h27min - Atualizada em 22/03/2023 às 00h02min

Análise Swot: ferramenta é fundamental para a comunicação da empresa

Essa estratégia para comunicação ajuda entender melhor sobre os pontos fortes e fracos do negócio e pode se tornar uma poderosa ferramenta para dirigir empresas rumo ao sucesso ou ao fracasso quando não bem aplicadas

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

Ferramenta de gestão muito utilizada como planejamento estratégico das empresas, a análise Swot ou também conhecida como análise Fofa, tem como principal objetivo a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a problemas internos e externos de empresas em auxiliar na busca por soluções.

 

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que esse tipo de análise não se restringe apenas às grandes empresas, mas ela também beneficia os pequenos e médios negócios.

 

“Independentemente do tamanho do negócio essa é uma estratégia fundamental e de suma importância para fazer uma leitura completa do negócio para um planejamento estratégico. Muitas das vezes os gestores não conseguem enxergar alguns pontos fortes e fracos, e isso fica mais em evidência dentro dessa análise específica. Além do mais, é algo que se bem aplicado diminui erros e foca em buscar acertos. E acredite, é muito mais simples tirar do papel do que pode parecer!”, analisa.

 

Não seja superficial

 

Ser crítico e rigoroso pode elevar sua empresa a um novo nível, por isso, não basta uma análise superficial ou ignorar cada um dos pontos. Conheça o significado de cada uma dessas características e como elas podem ser aplicadas dentro da empresa:

 
  • S (Strengths) que na tradução significa força: nesse ponto é necessário analisar as forças da sua empresa e do seu negócio e como isso pode ser ressaltado dentro da comunicação. Dentro desse fator é possível destacar sobre os serviços prestados; se é algo inovador; experiência dos gestores no mercado; know-how; a experiência positiva dos clientes, etc.
 
  • W (weaknesses), que significa fraquezas: essa é a parte que ninguém gosta de ouvir, mas que é necessário. Para isso é necessário visualizar sua empresa como alguém que a vê de fora. A partir disso desse ponto é possível criar estratégias para amenizar e principalmente solucionar esses problemas, transformando a fraqueza em força. Isso vai desde a qualidade dos produtos e serviços prestados; conhecimento do setor; localização; má reputação no mercado, etc.
 
  • O (opportunities), que significa oportunidades: essa é a etapa onde é possível observar as oportunidades de mídia que sua empresa pode ter no mercado, ou seja, o que é possível influenciar positivamente o seu negócio. É ressaltar os pontos fortes da marca e transformá-los em assuntos que possam interessar os jornalistas a abordarem. Por exemplo, se seu negócio é algo voltado à sustentabilidade é possível mostrar como as empresas estão preocupadas em criar soluções que ajudarão no meio ambiente usando sua empresa como referência no assunto.
 
  • T (threats), que significa ameaças: a pergunta que deve ser feita é o que pode ameaçar o meu negócio? Nesse ponto o que vai ser analisado são os fatores externos que podem prejudicar a empresa. Exemplo disso é a concorrência na área; serviços mais inovadores; situação econômica do país, enfim... tudo o que pode comprometer um investidor em optar pelo seu negócio.
 

“Fazer uma análise detalhada sobre qualquer tipo de negócio é fundamental para encontrar estratégias de comunicação mais assertivas. Aqui na Fatos&Ideias todos os clientes passam uma análise Swot a cada seis meses, e depois desse tempo voltamos a observar se dentro dos pontos citados o que está dando certo e o que não está, e ainda, o que a empresa deve melhorar. Essa análise oferece um “norte” tanto para o cliente como para a assessoria de imprensa a construir e alcançar da melhor forma uma comunicação que possa impactar o público-alvo da empresa”, finaliza a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, Renata Brito.

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

 

Fatos&Ideias Comunicação[email protected] 

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – [email protected] 


 
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