Ferramenta de gestão muito utilizada como planejamento estratégico das empresas, a análise Swot ou também conhecida como análise Fofa, tem como principal objetivo a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a problemas internos e externos de empresas em auxiliar na busca por soluções.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que esse tipo de análise não se restringe apenas às grandes empresas, mas ela também beneficia os pequenos e médios negócios.
“Independentemente do tamanho do negócio essa é uma estratégia fundamental e de suma importância para fazer uma leitura completa do negócio para um planejamento estratégico. Muitas das vezes os gestores não conseguem enxergar alguns pontos fortes e fracos, e isso fica mais em evidência dentro dessa análise específica. Além do mais, é algo que se bem aplicado diminui erros e foca em buscar acertos. E acredite, é muito mais simples tirar do papel do que pode parecer!”, analisa.
Não seja superficial
Ser crítico e rigoroso pode elevar sua empresa a um novo nível, por isso, não basta uma análise superficial ou ignorar cada um dos pontos. Conheça o significado de cada uma dessas características e como elas podem ser aplicadas dentro da empresa:
“Fazer uma análise detalhada sobre qualquer tipo de negócio é fundamental para encontrar estratégias de comunicação mais assertivas. Aqui na Fatos&Ideias todos os clientes passam uma análise Swot a cada seis meses, e depois desse tempo voltamos a observar se dentro dos pontos citados o que está dando certo e o que não está, e ainda, o que a empresa deve melhorar. Essa análise oferece um “norte” tanto para o cliente como para a assessoria de imprensa a construir e alcançar da melhor forma uma comunicação que possa impactar o público-alvo da empresa”, finaliza a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, Renata Brito.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br
Fatos&Ideias Comunicação – [email protected]
Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected]
Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – [email protected]