08/03/2023 às 10h22min - Atualizada em 12/03/2023 às 00h03min

Dia da mulher: 5 dicas para valorizar e engajar as consumidoras

Dito CRM orienta passos fundamentais para lojistas, varejistas e marcas se posicionarem com o público feminino na data

SALA DA NOTÍCIA Dito CRM

O e-commerce terá crescimento de R$ 185,7 bilhões em 2023, de acordo com projeção realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Uma das datas que mais movimentam o comércio eletrônico no primeiro semestre é o Dia da Mulher. Para ter bons resultados no período e valorizar as consumidoras, é necessário que as marcas adotem algumas ações estratégicas. De acordo com a pesquisa da Kantar, 61% dos entrevistados afirmaram que as marcas precisam tratar as mulheres com respeito, ouvir e concretizar suas opiniões.

Para ajudar lojistas e marcas nessa missão, Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel, traz cinco orientações sobre como se posicionar na data.
 

Escute o que pensam e desejam

Dar voz aos clientes é fundamental. Todos querem ser ouvidos e ter opiniões, sugestões, críticas, preferências e gostos respeitados. Hoje essa tarefa é facilitada pelas redes sociais. “Enquetes, caixas de perguntas, caixas de sugestões, lives, posts, campanhas e pesquisas são ótimas oportunidades para dar voz às clientes e fazer com que elas se sintam importantes e valorizadas - desde que suas sugestões sejam efetivamente consideradas e colocadas em prática, sempre que pertinentes”, ressalta o executivo.
 

Conscientize os colaboradores

É necessário que as empresas conscientizem os colaboradores e todos aqueles que fazem parte de suas rotinas operacionais, sobre temas como machismo, igualdade, violência doméstica, entre outras pautas relacionadas. “Infelizmente nem todas fazem isso, acabam gerando insegurança para as mulheres e perdendo a oportunidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tornar o ambiente de trabalho seguro é um passo crucial e que não pode ser postergado”, alerta Pedro Ivo.
 

Crie conteúdos sobre a data

Os consumidores querem saber qual é o posicionamento das marcas sobre temas relevantes para a sociedade e se de fato há interesse nessas pautas – isso inclusive influencia suas escolhas de consumo. Esse posicionamento pode ser externado por meio de publicações nas redes sociais, incluindo curiosidades, informações históricas, grandes personalidades, e permitindo e incentivando a interação de mulheres e influenciadoras com o conteúdo gerado.
 

Ações de marketing

As ações de marketing voltadas ao Dia da Mulher devem ser planejadas com antecedência. Conheça primeiro qual é o seu público e o que ele espera. Crie anúncios próximos à realidade que as mulheres vivem e que geram empatia. Você também pode surpreender as clientes com pequenas ações. “A personalização de pedidos e entregas já é fazer além do esperado. Pequenos cuidados e atitudes são capazes de bom retorno para o relacionamento com o consumidor”, garante o diretor.
 

Valorize os 365 dias

As ações de conscientização, comunicação, promoções e engajamento do público feminino não podem se limitar apenas ao dia 8 de março. Durante todos os dias do ano, as mulheres devem ser ouvidas, valorizadas e respeitadas. Isso vai muito além de estratégias de relacionamento com o cliente, pois envolve a responsabilidade social das organizações. “Adotando uma postura coerente e responsável ao longo de todo o ano, seja em relação às mulheres ou a outras pautas de relevância social, uma marca está mais perto de se destacar no mercado e ter o respeito de clientes e consumidores”, finaliza Pedro Ivo.

 

Sobre a Dito

A Dito é um CRM especializado no varejo omnichannel que ajuda marcas a se relacionarem melhor com seus consumidores. Há 13 anos no mercado, a empresa usa tecnologia 100% nacional para integrar lojas físicas e virtuais, mapear a jornada do consumidor por meio de dados demográficos e de comportamento, bem como prover ferramentas para que as marcas impactem seus clientes por meio de multicanais como e-mail, SMS, push mobile, browser push e Facebook custom audience, além do próprio vendedor. Entre seus clientes estão grandes marcas como Tommy Hilfiger, Chilli Beans, Track&Field, Ingresso.com, Swarovski, Polishop, LEGO, entre outras.


 
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