03/03/2023 às 14h58min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h04min

Líderes femininas do segmento de marketing digital de aplicativos mostram como romper barreiras do mercado

​​​​​​​Rocket Lab compartilha dicas para promover participação e crescimento de mais mulheres dentro das adtechs e startups

SALA DA NOTÍCIA Rocket Lab
 

São Paulo, 03 de março de 2023 - No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Esta data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Segundo o estudo anual do Fórum Econômico Mundial (FEM), antes da pandemia, o período esperado para que o planeta alcançasse a equidade de gênero seria de aproximadamente 99,5 anos. Porém, haverá um aumento de 36 anos neste atraso devido às mudanças provocadas pela Covid-19, aponta o estudo.

 

Isso comprova a urgência das companhias se tornarem disruptivas não só em seu setor, mas também na sociedade e acelerarem o ritmo para alcançar uma melhor equidade. As empresas de tecnologia com mais mulheres em cargos seniores e gerenciais têm 15% mais chances de obter melhores resultados e obter benefícios financeiros significativos, como altas taxas de ROI. Até mesmo ter equipes executivas mais diversificadas aumenta as chances de alcançar desempenho superior em 33%, de acordo com dados de 2022 da Mckinsey.

Por isso, a Rocket Lab, empresa de soluções integrais para o incremento de usuários de aplicativos móveis, compartilha a visão de cinco de suas líderes, que comandam departamentos internacionais e realizam ações para promover a participação e o crescimento de mais mulheres. As líderes femininas da empresa compartilham depoimentos e recomendações para inspirar adtechs, startups e empresas de marketing digital a fechar a lacuna agora, não em décadas, e abrir caminho para mais mulheres nesta cadeia produtiva. 

1 - Rompa com estereótipos machistas e cuide da saúde mental

Fernanda Faria, diretora de Customer Success da Rocket Lab no Brasil, reforça que com a implementação de atividades e workshops de inteligência emocional dentro dos grupos de trabalho, ela consegue gerenciar o estresse e a ansiedade do trabalho de forma mais eficaz, além de ter uma melhor adaptação das estratégias e maior resiliência no trabalho. 

“Durante muito tempo, acreditei na ideia machista de que o gerente de área ideal era direto, persuasivo e assertivo, enquanto a mulher ideal era delicada, doce e compreensiva. Combinar esses dois conceitos na minha cabeça não funcionou, e, como eu era uma das poucas mulheres na maioria das empresas em que trabalhei, acabei tentando ser alguém que não era. Agora, vejo esses conceitos machistas desmoronando dentro da indústria e fico feliz e grata por estar cercada de mulheres inspiradoras na Rocket Lab e entre nossas empresas clientes, que demonstram que é possível ser eficaz sendo quem você é”, afirma Faria. 

2 - A área de RH como ferramenta estratégica de negócios para atrair talentos femininos

Segundo Maru Barrios, diretora de Recursos Humanos da Rocket Lab, há muito tempo esta área deixou de ter um papel exclusivamente administrativo para se tornar um parceiro estratégico que facilita o alcance dos resultados do negócio. Nesta perspectiva, as suas iniciativas devem ter um impacto considerável, não só na concretização dos objetivos, mas também tornarem-se veículo para o bem-estar, desenvolvimento e dignidade e, claro, a inclusão das mulheres. Portanto, segundo ela, é necessário que a área de RH construa uma cultura empresarial inclusiva e diversificada, bem como estabeleça ações que permitam às mulheres ingressar no mundo do marketing digital, por meio do equilíbrio entre vida pessoal e profissional e com equidade.

“Na Rocket Lab, adotamos uma visão humanista, ou seja, o ambiente e as condições de trabalho são centrados nas pessoas. Exemplo disso é que, sendo uma startup, mais de 15% dos nossos colaboradores fazem parte da área de Pessoas, equipe que, entre outras coisas, gere mais de 15 programas de desenvolvimento pessoal e de carreira e quatro plataformas que medem o bem-estar e a satisfação de nossos colaboradores, com um robusto programa de inteligência emocional, liderança e desenvolvimento de carreira”, comentou Barrios.

3. Mecanismos para alcançar cargos gerenciais de acordo com competências e resultados

“A Rocket Lab é uma empresa disruptiva, portanto sua cultura organizacional também é disruptiva, não há barreiras que impeçam a promoção de mulheres e seu acesso a cargos de gestão. A participação feminina é reconhecida e recompensada. No meu caso, me permitiu escalar com base na minha trajetória e resultados. Como não há diferenças salariais e existem mecanismos de promoção de pessoal por desempenho, a permanência do talento feminino está garantida, com plano de carreira e salários competitivos”, explica Carola Aliaga, diretora de Vendas LATAM da Rocket Lab.

4 - Abra espaços para o crescimento pessoal e fortaleça os laços entre as mulheres dentro de uma mesma empresa.

“A Rocket Lab fornece diferentes ferramentas para impulsionar nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Internamente, há uma oficina chamada Círculo de Mulheres Poderosas baseada em inteligência emocional e voltada para todas as mulheres que trabalham na empresa. O programa é focado em facilitar habilidades para que as mulheres possam se empoderar em suas vidas. Esta experiência gera irmandade e fortes laços pessoais entre as participantes”, explica Eloisa Rodriguez, diretora de Parcerias Globais da Rocket Lab.

5 - Crie redes de colaboração e estimule a projeção externa

A natureza do negócio (B2B) da Rocket Lab abre uma grande oportunidade, pois permite conhecer e interagir com um número infindável de mulheres profissionais de diversos setores e empresas de tecnologia. “Foi assim que criamos um encontro único que chamamos de ‘Laboratório da Mulher’ cujo objetivo é fazer uma ponte entre todas as mulheres desse ecossistema. Este projeto reúne líderes de todos os perfis para compartilhar experiências, suporte, coaching e networking em um espaço seguro. Acreditamos que é fundamental ter uma rede de apoio na qual a Rocket Lab atue como aquele 'conector' entre as mulheres para promover umas às outras”, disse Marcela Gonzalez, vice-presidente de Marketing da Rocket Lab.

Externamente, a Rocket Lab incentiva a participação de mulheres em eventos internacionais para representar a empresa no setor e criar conexões com grandes referências, ampliando assim seus conhecimentos, perspectivas e alimentando sua própria rede de contatos. 

####


Sobre a Rocket Lab 

Criada em 2019, a Rocket Lab nasceu de uma necessidade de mercado, com o objetivo de impulsionar o crescimento exponencial de usuários dentro de aplicativos e suas atividades. Fundada no México, atualmente está presente em três continentes, na América Latina, Europa e Ásia, atuando em países como México, Espanha, Índia, Argentina, Uruguai e Brasil. Hoje, a Rocket Lab conta com mais de 50 clientes, dentre eles, HBO, Ifood, PicPay e Magalu. Presente no Brasil desde 2020, a empresa cresceu exponencialmente e pretende, em 2023, ter grande parte de seu investimento voltado para ampliar a sua atuação em solo brasileiro. Para mais informações, clique aqui.

 

Contatos para a Imprensa

XCOM – Agência de Comunicação da Rocket Lab

Giovanna Miranda - [email protected] / (11) 93220-6726

Milton Rizzato – [email protected] / (11) 98360-1000

Deborah Slobodticov – [email protected] / (11) 98829-7900


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90