Quem quer abrir uma franquia em 2023 nas cidades do interior do estado de São Paulo tem muitas opções em segmentos e com opções de valores. “É preciso, entretanto, ficar atento à estrutura oferecida pela franqueadora, no que tange ao suporte ao franqueado; à concorrência na praça escolhida para implantação da unidade franqueada e aos documentos que regulam a relação entre o franqueador e o franqueado, que devem obedecer a lei 13.966/19, que rege o sistema de franquias no Brasil”, aconselha Thaís Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, que atua há mais de 20 anos no sistema e é sócia da Novoa Prado Advogados.
Para quem tem valores menores ou maiores para investir, a regra é a mesma: todas as franqueadoras precisam seguir a legislação e ofertar a COF – Circular de Oferta de Franquia ao candidato pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato de franquia. “A franquia se baseia na transferência de know-how e, então, é importante que o franqueador ofereça treinamentos e ensine o franqueado a operar o negócio, afinal, ele está comprando a franquia justamente por ela já ter sido testada e os erros, minimizados”, orienta Kurita (foto).
Abaixo, segue uma lista de franqueadoras que oferecem modelos que vão de R$ 80 mil a R$ 400 mil e são associadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising, a entidade que organiza o setor:
Dr. Shape – A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas no Distrito Federal e em 15 estados brasileiros.
As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes. Existe a opção de o franqueado implantar, junto com a loja, uma clínica de emagrecimento e estética, a Viva na Medida, que reúne protocolos que reúnem tecnologia em aparelhos, nutrição e suplementação para resultados em emagrecimento. Numa franquia Dr. Shape, investem-se a partir de R$ 200 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 52 mil.
Lebriju – A Lebriju é uma rede de acessórios de moda, com 13 lojas e quiosques próprios e franqueados em shoppings. A marca acaba de passar por um projeto de rebranding que a reposicionou de trouxe às lojas um design mais moderno e no conceito open space, que a deixou ainda mais próxima de suas consumidoras. O resultado foi surpreendente, colocando a marca como uma das mais diferentes e inovadoras do segmento de acessórios. Numa Lebriju, investem-se cerca de R$ 390 mil, já com a taxa de franquia. A marca tem interesse em abrir lojas em todo o Brasil, sempre em shoppings.
Maria Gasolina Express - Maria Gasolina Express é uma rede de lojas de conveniência gourmet para condomínios residenciais e empresariais que tem como diferencial oferecer um ponto de encontro para os seus usuários: com um lindo layout, agrega serviços como área de convivência, wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam se alimentar, se reunir e até trabalhar no local. Dentre outros destaques, a Maria Gasolina Express mantém parcerias importantes com grandes marcas, a exemplo da Nescafé, que permite oferecer máquina de café em todas as lojas. São 1.200 itens à venda nas lojas, cujo investimento médio numa microfranquia fica em R$ 80 mil, já com a taxa de franquia inclusa.
The B-Burgers - A The B-Burgers é uma das maiores redes de hamburguerias gourmet do Brasil, com 400 lojas inauguradas e em fase de implantação. Tem o chef Ítalo Bruno como criador de suas delícias e o humorista e influencer Carlinhos Maia dentre os sócios. Numa loja, investem-se cerca de R$ 350 mil, com taxa de franquia de R$ 52 mil inclusa. A expansão está aberta para todo o Brasil.
Sonho dos Pés – A rede de calçados e acessórios femininos, com 170 lojas voltadas aos públicos B e C, está no mercado desde 1989, franqueando a partir de 2001. Pretende fornecer à consumidora acesso a produtos de qualidade, com custo acessível e design inspirado nas principais tendências de moda no segmento de calçados e acessórios. Num modelo de loja Projeto Light, investem-se R$ 405 mil, com taxa de franquia, obras e instalações, capital de giro, projeto arquitetônico e estoque inicial inclusos.