16/02/2023 às 20h38min - Atualizada em 27/02/2023 às 00h04min

5 Tendências de Marketing Digital para 2023

Felipe Pereira, fundador do Revolução Digital, programa de formação de empreendedores no mercado de comunicação e especialista em marketing digital, dá dicas para quem quer dar os primeiros passos, melhorar as vendas e aumentar o faturamento

SALA DA NOTÍCIA Samuel Feitosa Salles

Estar presente no meio digital faz toda diferença para o sucesso de uma empresa ou prestador de serviço. Cada vez mais o marketing digital se torna uma ferramenta obrigatória para quem precisa e quer atingir seu público.

Contudo, qual o melhor caminho para alcançar o sucesso nesse meio? Felipe Pereira, fundador do Revolução Digital, programa de formação de empreendedores no mercado de comunicação e especialista em marketing digital, dá dicas para quem quer dar os primeiros passos, melhorar as vendas e aumentar o faturamento.

Confira.

 

1) Automação de Marketing

Existem várias ferramentas de marketing digital que permitem automatizar parte do atendimento ao cliente. Diversas tecnologias fazem este tipo de atendimento no Whatsapp e Instagram, por exemplo.

Com essa automação, o empreendedor ganha, principalmente, agilidade. Isso porque o cliente entra em contato e imediatamente tem alguém para responder. Mesmo que seja um robô, esse primeiro contato rápido faz diferença nas vendas.

Desta forma, é possível atender demandas que são automatizáveis. Isso não tira a necessidade de um humano em algum momento do atendimento, todavia, os problemas que não necessitam de humanos para suas respectivas resoluções já serão atendidos pelo robô.

2) Vídeos rápidos 

Este tipo de conteúdo tem tido uma tendência bem forte.  O TikTok tem crescido nos últimos anos e levou o Instagram a criar os Reels. O Google, por meio do Youtube, criou o Youtube Shorts. Ao que tudo indica, 2023 será um ano de muita força neste tipo de produção. Também gera na empresa a necessidade de fazer a comunicação mais direta para prender a atenção dos seus respectivos públicos. 

3) Data Driven Marketing

Hoje em dia boa parte das decisões de comunicação são tomadas com base em dados. O Data Driven Marketing permite que o empreendedor consiga tomar decisões baseadas em ciência, ou seja, em números e levantamentos. Sendo assim, estratégias definidas de forma empírica tendem a perder força ao longo do tempo. 

4) Inteligência Artificial

Este é um pilar que utiliza uma tecnologia bastante interessante. O conceito é antigo, mas ganhou muita força no final de 2022. São ferramentas que permitem produção de conteúdo com textos e até imagens de forma automatizada. Estão sendo criados aplicativos que produzem este tipo de material. Tudo feito a partir de robôs alimentados com dados. Não é tão elaborado quanto algo feito por humanos, mas é bem satisfatório, especialmente para empreendedores que não têm muito tempo disponível.

5) OMNI Channel 

É uma tendência que já existe há algum tempo. É quando a empresa está em diversos canais como e-mail, redes sociais ou Whatsapp e tudo isso está interligado, permitindo, por exemplo, que o cliente compre um produto pelo aplicativo, e logo em seguida o retire em uma loja física. É uma experiência completa para o cliente, que pode comprar com a comodidade oferecida pela internet e retirar de forma rápida nos pontos físicos. 

Sobre Felipe Pereira

Felipe Pereira é sócio fundador do Revolução Digital. Graduado em Ciência da Computação, também é Mestre e Doutor em Administração. Além de fundar o premiado portal Digaí, também foi coordenador do 1º curso de Pós-Graduação em Marketing Digital do estado de Pernambuco. 

Fundou a agência Unu Digital, que tem 18 anos de mercado e possui clientes de diversos portes, que chegam a pagar até R$ 15.000 por mês para serem atendidos

No ano passado, ajudou seus clientes a faturarem mais de R$ 22 milhões usando Marketing Digital. Participou de grandes masterminds nacionais, como o Master Marketing e o Legacy do Érico Rocha. 

É reconhecido pelos seus mentorados por sua didática e experiência em gestão de agências, tráfego pago, copywriting, inbound marketing, e-mail marketing, SEO, lançamentos e funis de vendas.


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