23/02/2023 às 11h56min - Atualizada em 26/02/2023 às 00h04min

Phygital e omnichannel são estratégias para marcas e e-commerces aproveitarem novas oportunidades

Martech STANDOUT destaca que as tendências aliadas ao trade marketing digital podem tornar o comércio digital mais efetivo

SALA DA NOTÍCIA Luiza Menezes
Divulgação

O comércio digital brasileiro teve o maior crescimento da América Latina, com receita de vendas que cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022, em relação ao ano anterior, segundo dados do Latin America 2022. Cada vez mais, as marcas estão buscando novas formas de otimizar o dia a dia dos seus negócios, integrando o online e o offline por meio das tendências omnichannel e phygital , que já são uma realidade no varejo em 2023. 

De acordo com Emerson Spina, CCO da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces, para acompanhar o ritmo da concorrência de mercado, as indústrias precisam se adaptar para aproveitar as oportunidades que as mudanças trazem, mesmo que o atual cenário seja de desaceleração econômica.

Segundo o especialista, uma forma de fazer isso é as marcas e os varejos digitais aplicarem estratégias que mostrem como os produtos e serviços podem agregar valor à vida dos consumidores e para isso o shopper precisa ter acesso a informação. “O foco do trade marketing digital é criar a ‘loja perfeita’ para o shopper e é ela que garante ao cliente todo o conhecimento necessário para a tomada de decisão de compra no e-commerce. O uso dessa tática, por meio de tecnologias, alinhado a outras, como phygital e omnichannel, podem tornar o comércio digital mais efetivo”, explica Spina.

No phygital, o executivo conta que o trade marketing digital apoia a indústria e o comércio eletrônico a aproximar o shopper dos produtos comercializados, por meio de uma comunicação assertiva e direcionada nos varejos digitais. “Esse é o principal ponto de contato do consumidor com a marca ou produto, mesmo que ele não efetue a compra por esse canal”, afirma.  

Já nas estratégias de omnichannel, um dos principais canais de venda é no meio online. “Assim a comunicação nesse canal é muito importante e o trade marketing digital fundamental, pois coloca frente a frente o consumidor com o produto, com informações ideais para que ele tome a decisão de compra nesse momento da jornada”, esclarece o CCO da STANDOUT.

Assim como o físico, o trade marketing digital é toda a comunicação que existe nesta “última milha”, bem pertinho da decisão do shopper de “colocar no carrinho ou não” a compra em um e-commerce. A indústria se vale dessa estratégia para se aproximar do consumidor no comércio eletrônico e com isso aumentar as vendas no meio digital”, afirma Spina. 

Referência em trade marketing digital, a STANDOUT é destaque no ranking 100 Open Startups desde 2016, sendo que, em 2022, última edição do prêmio, ficou em 1º lugar na categoria Retail e entre as 10 melhores colocadas no ranking geral. A empresa desenvolveu uma plataforma que permite a criação, edição, publicação de vitrines digitais, além da distribuição automática e em tempo real das mesmas em mais de 290 e-commerces. Dessa forma, as vitrines digitais são apresentadas em layout responsivo, da mesma forma em todos os canais de e-commerce e em todos os aparelhos e tamanhos de telas. A companhia atingiu o break even em 2018 e hoje eles trabalham com mais de 350 marcas, entre elas Coca-Cola, Kimberly Clark, Vedacit, Kellog´s, Ferrero, Groupe SEB, Reckitt, Abbott e Eurofarma entre outras. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90