13/06/2019 às 16h24min - Atualizada em 13/06/2019 às 16h24min

Encontro de Negros e Negras da Planície Goytacá sábado (15) no CEDE do Jardim Carioca

O evento terá mesa de debate e várias atividades culturais envolvendo música, dança, poesia, entre outras modalidades

Supcom
Arquivo / Supcom
O projeto Black & Cia realiza no próximo sábado (15), às 17h, no Centro Escola dos Esportes João de Souza (CEDE) Lulu Beda, no Jardim Carioca, o Encontro de Negros e Negras da Planície Goytacá. O objetivo do encontro, que tem como tema "A força do negro fora da senzala", é fazer uma reflexão sobre as conquistas do negro, a partir da Abolição da Escravatura, comemorada no dia 13 de maio e que, este ano, completou 131 anos. 

O evento terá debate e várias apresentações culturais, como do trio de sax Um Som, do dançarino de Stilleto Ruan Soares; do rapper EMX; do músico Wirlon Ribeiro; do cantor Vitor Gomes; e dos DJs JC Beats e Fran Alves. Também estão previstas oficinas de música, poesia, fotografia e dança, além de apresentação de capoeira do mestre Touro e sua equipe da Associação Cultural Gingaê e Baile Charme.

A programação também inclui a participação dos dançarinos de hip hop, Matheus Carther e Julyan Soares, com o grupo de dança Black & Cia. “Também teremos desfile de moda conceitual com modelos do projeto criando seus próprios looks, um incentivo à autoestima e criatividade, mantendo a identidade”, adianta a coordenadora do projeto, Cida Chagas.

"Todo ano, fazemos um evento voltado para lembrar a Abolição da Escravatura. Esse evento faz uma reflexão sobre esse dia e reforça que essa é uma luta diária e, não, em datas pontuais. O racismo e a desigualdade estão presentes no dia-a-dia, por isso, é necessário um debate constante", informa Cida, lembrando que o projeto destaca esse recorte étnico racial.  

O evento vai contar com uma mesa que vai debater o tema central do evento com a participação da arquiteta e modelo Thays Soares de Azevedo Brito, Garota Farol em 2018; a professora de Geografia, Laura de Almeida Gloria Lucio, pós-graduanda em Metodologia de Ensino de Geografia, e Mário Jorge Angelo da Penha, graduado em Tecnologia em Manutenção Industrial. A mediação será da psicóloga Cida  Chagas, diretora do projeto Black & Cia, que funciona no CEDE do Jardim Carioca em parceria com a Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp