19/03/2019 às 13h57min - Atualizada em 26/03/2019 às 14h42min

Principais tendências de design são aposta de escolas para alcançarem novos alunos através das redes sociais

Escolas têm associado bons conteúdos com tendências de design para atrair seu público e gerar novos contatos

DINO - https://www.heypeppers.com.br/
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Atualmente o Brasil tem mais 140 milhões de usuários de redes sociais, ou seja, 66% da população nacional está em, no mínimo, uma rede. Segundo uma pesquisa do Global Digital 2019, cerca de 95% das pessoas que utilizam as redes preferem o YouTube às outras, seguido do Facebook (90%) e do WhatsApp (89%).

Ter um bom conteúdo é uma das principais apostas das empresas nas redes sociais. Mas mais do que isso, as empresas têm apostado também em tendências de design para sustentar e dar dinamismo a esses conteúdos.

 

Impactar é a regra do jogo

Neste ano, impactar e chamar a atenção do usuário logo de cara é o principal artefato visual. Tudo muda, mas as tendências nada mais são do que ciclos de estilos que vêm e vão. Elas chegam, passam e, por isso, é preciso estar sempre atento e atualizado quando se trata de design. No ano passado, muito se criou e muita coisa voltou ao foco do design gráfico. Em 2019, as cores fortes e vibrantes ganham o espaço.

Cores chapadas e fortes, vaporwave, efeitos glitch e uma forte influência dos anos 90 e início dos anos 2000: esses são os estilos que vão predominar em 2019. Eis a prova de que tendência vai e volta.

Os tons de cores do ano são mais vibrantes, fluorescentes e o padrão de imagem muito mais variado. Um verdadeiro remix visual com elementos em linha, tipografia em giz, múltiplas camadas de texto e elementos em Halftone.

Um estilo que continua em vigor neste ano é a influência da ficção científica e futurista. O estilo faz uso abundante de cores em neon, fluorescentes e efeitos aleatórios com imagens “corrompidas”, mais um aproveitamento da estética noventista para reproduzir e sugerir “erros” de imagem, como eram comuns nos videocassetes.

 

Tendências que dão retorno nas redes

Essas tendências impactam jovens e pais nas redes sociais, o que facilita o contato de escolas com seu público final. Isso porque a maior porcentagem de conteúdos procurados nas redes sociais são entretenimento (58%) e educação (40%), ou seja, mesclar os dois temas pode ser crucial para uma boa campanha nas redes sociais. Assim, associar um bom conteúdo com layouts e vídeos que impactem o público, é uma grande sacada das empresas de marketing para uma atração efetiva.

Um caso de aplicação de todas essas tendências é a campanha 2019 da escola Hey Peppers!. Segundo o designer da marca e CEO da GH Branding, responsável pelas peças, Gustavo Hansel, a campanha “Empodera não somente a marca, mas também o franqueado e o aluno da Hey Peppers!, para que ele crie a própria imagem da marca. Em uma campanha com muita variação e muitas possibilidades. Praticamente quase todos os perfis conseguem se relacionar com o formato que estruturamos a marca este ano”, destaca.

O Diretor de Estratégia da GH Branding, Tiago Denardin, explica que ideia da campanha “Partiu do pressuposto de que o nosso target, hoje, está distribuído em vários canais. A nossa estratégia foi pensar uma imersão, uma análise de cada canal. Nós fizemos estratégias específicas a partir da perspectiva de atração, utilizando o que há de melhor em cada canal digital e pensando na atração de novos alunos”, afirma.

As tendências e referências citadas acima podem ser vistas no vídeo da campanha 2019 da escola.



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