Atualmente o Brasil tem mais 140 milhões de usuários de redes sociais, ou seja, 66% da população nacional está em, no mínimo, uma rede. Segundo uma pesquisa do Global Digital 2019, cerca de 95% das pessoas que utilizam as redes preferem o YouTube às outras, seguido do Facebook (90%) e do WhatsApp (89%).
Ter um bom conteúdo é uma das principais apostas das empresas nas redes sociais. Mas mais do que isso, as empresas têm apostado também em tendências de design para sustentar e dar dinamismo a esses conteúdos.
Impactar é a regra do jogo
Neste ano, impactar e chamar a atenção do usuário logo de cara é o principal artefato visual. Tudo muda, mas as tendências nada mais são do que ciclos de estilos que vêm e vão. Elas chegam, passam e, por isso, é preciso estar sempre atento e atualizado quando se trata de design. No ano passado, muito se criou e muita coisa voltou ao foco do design gráfico. Em 2019, as cores fortes e vibrantes ganham o espaço.
Cores chapadas e fortes, vaporwave, efeitos glitch e uma forte influência dos anos 90 e início dos anos 2000: esses são os estilos que vão predominar em 2019. Eis a prova de que tendência vai e volta.
Os tons de cores do ano são mais vibrantes, fluorescentes e o padrão de imagem muito mais variado. Um verdadeiro remix visual com elementos em linha, tipografia em giz, múltiplas camadas de texto e elementos em Halftone.
Um estilo que continua em vigor neste ano é a influência da ficção científica e futurista. O estilo faz uso abundante de cores em neon, fluorescentes e efeitos aleatórios com imagens “corrompidas”, mais um aproveitamento da estética noventista para reproduzir e sugerir “erros” de imagem, como eram comuns nos videocassetes.
Tendências que dão retorno nas redes
Essas tendências impactam jovens e pais nas redes sociais, o que facilita o contato de escolas com seu público final. Isso porque a maior porcentagem de conteúdos procurados nas redes sociais são entretenimento (58%) e educação (40%), ou seja, mesclar os dois temas pode ser crucial para uma boa campanha nas redes sociais. Assim, associar um bom conteúdo com layouts e vídeos que impactem o público, é uma grande sacada das empresas de marketing para uma atração efetiva.
Um caso de aplicação de todas essas tendências é a campanha 2019 da escola Hey Peppers!. Segundo o designer da marca e CEO da GH Branding, responsável pelas peças, Gustavo Hansel, a campanha “Empodera não somente a marca, mas também o franqueado e o aluno da Hey Peppers!, para que ele crie a própria imagem da marca. Em uma campanha com muita variação e muitas possibilidades. Praticamente quase todos os perfis conseguem se relacionar com o formato que estruturamos a marca este ano”, destaca.
O Diretor de Estratégia da GH Branding, Tiago Denardin, explica que ideia da campanha “Partiu do pressuposto de que o nosso target, hoje, está distribuído em vários canais. A nossa estratégia foi pensar uma imersão, uma análise de cada canal. Nós fizemos estratégias específicas a partir da perspectiva de atração, utilizando o que há de melhor em cada canal digital e pensando na atração de novos alunos”, afirma.
As tendências e referências citadas acima podem ser vistas no vídeo da campanha 2019 da escola.