Economista
O município de Campos dos Goytacazes (RJ), no período de 1999 a 2023, recebeu um total de R$ 35.352.293.187,01 em royalties e participação especial, atualizados pelo INPC do IBGE. Uma imensa quantia, diga-se de passagem. Isso sem contabilizar, nos valores acima e no mesmo recorte de tempo, a arrecadação do IPTU, ISS, ICMS, FPM e outras contribuições e taxas cobradas pela prefeitura aos contribuintes campistas.
Importa salientar que o objetivo deste post é mostrar à sociedade local a quantidade de dinheiro que entrou no caixa da Prefeitura Municipal de Campos apenas por meio das rendas petrolíferas. Parece-me que os prefeitos que ocuparam a prefeitura de 1999 a 2023 não fizeram bom uso desses recursos financeiros.
Pois, atualmente, a população de Campos carece de transporte coletivo, educação e saúde pública de qualidade. Além disso, temos hoje mais de 227 mil campistas na linha da pobreza, ou quase 50% dos habitantes do município. Isso é muito negativo.
Portanto, surge a seguinte questão nesse cenário de descaso: para onde foi tanto dinheiro, senhores prefeitos de Campos dos Goytacazes (RJ)?