O CAGED publicou os dados de empregabilidade do mercado de trabalho do comércio dos municípios de Campos, Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra, referentes ao mês de maio de 2024. Baseando-se neles, fizemos uma comparação no que diz respeito à criação de vagas no período entre maio de 2023 e maio de 2024.
Constatamos que a atividade comercial na economia de Campos, no referido recorte de tempo, ampliou seu saldo líquido de empregos em 186,84%. Em Macaé, observou-se um encolhimento na curva dos empregos de 37,23%. Em Rio das Ostras, em termos absolutos, o comércio contratou 64 trabalhadores em maio deste ano. Em São João da Barra, em maio de 2024, o comércio abriu somente um emprego formal. Apenas a título de esclarecimento, o bom desempenho do comércio local na economia campista está relacionado ao aumento da circulação de dinheiro, por conta do início da safra do setor sucroalcooleiro, o que já era esperado.
Portanto, em face da estatística publicada pelo CAGED, conclui-se que o comércio contratou mais em Campos, Rio das Ostras e São João da Barra. Em Macaé, a despeito dos números estarem positivos, verifica-se uma redução no nível de empregos. Por fim, esse é o cenário do mercado de trabalho do comércio na nossa região.