Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje pela manhã pelo IBGE, a empregabilidade no mercado de trabalho brasileiro em 2023 bateu recorde, com mais de 100 milhões de pessoas ocupadas.
Isso constitui uma boa notícia para o país, especialmente neste momento em que a mídia conservadora, comprometida com o Sistema Financeiro Nacional, tenta fabricar uma crise fiscal nas contas públicas do Governo Federal. O único objetivo dessa manobra é favorecer os residentes da portentosa Avenida Faria Lima em São Paulo, os banqueiros, através da manutenção da atual taxa de juros SELIC em 10,5% ao ano, nociva ao capital produtivo. Tal taxa deixa de ser razoável, pois resulta em menos investimentos e empregos na economia brasileira.
Além disso, é importante ressaltar que, dos mais de 100 milhões de brasileiros ocupados em 2023, 23,1% dessa força de trabalho possuía diploma de curso superior. Há 11 anos, esse quantitativo de trabalhadores era de apenas 14,1%. Isso representa um aumento significativo.
Assim, a guisa de conclusão, parece que o nosso país está trilhando o caminho certo. Graças aos vários programas educacionais implementados em governos passados, incentivou-se os jovens a buscarem os bancos escolares para se qualificar. O resultado parece estar refletido na pesquisa do IBGE, o que é muito positivo.