Os gastos da Agricultura do governo Wladimir Garotinho do primeiro quadrimestre do ano eleitoral de 2024 comparado ao mesmo período de 2023, apresentaram significativa retração, segundo os dados retirados do TCE-RJ. Essa redução foi de 58,79%, o que é preocupante, num setor de capital relevância para a economia local, no que tange a geração de emprego e renda.
Embora estejamos no início do exercício fiscal de 2024, tal conjuntura, em se tratando de uma Secretaria de Agricultura com o orçamento deste ano, em R$ 52.278.366.60, é injustificável diminuir, a aplicação de recursos no aludido setor, em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Isso levanta questões sobre as verdadeiras prioridades do atual governo municipal, especialmente em um ano eleitoral em que as demandas para a reeleição do prefeito serão numerosas.
Portanto, é preciso saber exatamente quais são efetivamente as prioridades do atual governo municipal, neste ano eleitoral. Com base nos números do gráfico, parece que agricultura municipal não está recebendo a atenção necessária do chefe do Poder Executivo. A despeito, reiterando, do ano fiscal está apenas no seu limiar. Então, é preciso aguardar os próximos números da execução orçamentária para entender melhor e verificar se haverá mudanças na alocação de recursos para esse setor tão importante da economia campista.