02/02/2024 às 18h11min - Atualizada em 02/02/2024 às 18h11min

Casos de dengue e afogamentos em praias de Campos aumentam na cidade. E o que o município vem fazendo, para resolver o problema?

O verão está acabando e campanhas de conscientização poderiam ter sido intensificadas na cidade, para diminuir ambos os casos

Vanessa Nascimento

Vanessa Nascimento

Jornalista e Especialista em Marketing e Gestão Estratégica

Rede Aurora
Oi! Eu sou Vanessa Nascimento, jornalista e especialista em Marketing e Gestão Estratégica. Apresento o Jornal A Voz de Campos e escrevo assuntos relacionados à Câmara Municipal de Campos, no site Jornal Aurora, ambos da Rede Aurora de Comunicação. Nasci na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e moro em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do estado, há 15 anos, sou casada e tenho uma linda filha de oito anos, a Larah. Agora que eu já me apresentei, quero falar sobre a Repaginando.

O objetivo da coluna Repaginando é trazer um resumo do jornal A Voz de Campos, que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18h, com as principais notícias abordadas e destacar assuntos que estejam em evidência em Campos e na região, ou seja, dar uma repaginada por aí. E nesta coluna de estreia, vamos falar sobre dois assuntos que chamaram a atenção nesta edição do jornal de quinta-feira (01), não só a mim, mas com certeza, aos que assistiram ao jornal também, sobre o aumento nos números de casos de dengue e afogamentos em Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense do estado do Rio.

Vemos uma grande divulgação de matérias no site da prefeitura, onde são replicadas pelos veículos de comunicação da cidade, online e telejornais, falando sobre a dengue, mas e quem não acessa internet? Pode parecer estranho, né? Mas tem muitas pessoas que não acessam ou não possuem o hábito de acessar a internet, para ler jornais online, nem tudo está nas redes sociais, pelo menos o que é importante, nem sempre está. E outros que por falta de tempo, seja porque trabalham o dia todo fora, ou porque se ocupam com tarefas diárias em casa, não assistem um telejornal. 

Mas e aí? Vamos falar então só para quem esta na internet e por sorte, aos que assistem aos telejornais? Não prefeitura, vamos falar com toda a cidade! Daquela senhorinha que mora bem lá no interior da cidade, que trabalha no campo com o seu marido, às crianças e adolescentes do campo e da cidade. Temos que falar com toda a população da cidade, porque a dengue esta dentro das casas e o verão está aí, para ajuda-la a se proliferar. E ainda assim, onde estão as campanhas com orientações, alertas, folhetos entregues nos sinais de trânsito, nas lojas, supermercados? Não vemos! Quantas vezes você leitor, vê aquele carro do fumacê, que chamamos de carro da dengue, passar no seu bairro no mês? É como costumamos dizer: “uma vez na vida e outra na morte”. E além disso, tem a problemática dos afogamentos que aumentaram em Campos e também, no município vizinho, em São João da Barra. 

De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros do 5° GBM em Campos, em 2023 foram 67 casos de resgates registrados de 01 a 30 de janeiro, contra 183 em 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. Já em São João da Barra foram 48 em 2023 e 145 em 2024 casos registrados. Um aumento expressivo, mas de acordo com a comunicação do Corpo de Bombeiros, em vários pontos das praias de Campos e São João da Barra tem postos de guarda-vidas, sinalizações com placas e bandeiras de risco, feitas exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros, mas as ações das prefeituras estão longe de se preocupar com isso. 

Será que é mais fácil noticiar que dezenas de pessoas contraíram a dengue,  que dezenas de pessoas se afogaram nas praias, do que prevenir casos tão graves? Aí você questiona, - ah Vanessa, mas tem o pessoal do CCZ que vem nas casas colocar o veneno! – Sim, tem. Porém eles só podem entrar na sua casa, se alguém estiver em casa e autorizar a entrada deles, tem pessoas que passam o dia no trabalho, só chegam à noite. E será que essa campanha chegou a ela? Então ficam os questionamentos desta colunista que sugere e reivindica como moradora de Campos e visitante em São João da Barra, vamos melhorar essas campanhas de marketing, vamos falar com todo o público, com toda a população. Em escolas públicas e particulares, em órgãos públicos e privados, em ONGs, no campo e aonde tiver pessoas. Só queremos essas cidades mais seguras, pois Campos e São João da Barra são cidades vizinhas, que suas populações transitam em ambas. 

Na próxima sexta, estarei aqui Repaginando os acontecimentos.
Link
Leia Também »
Comentários »
  • CLicia Barcelos escreveu:
    04/02/2024 às 17h37min

    Importante que esses temas cheguem a todos. Há muitas formas de comunicação, muitas formas de comunicar a públicos diversos. Como professora de Ciências , fico pensando como as informações sobre a dengue pode chegar aos adolescentes que não tem hábito de assistirem telejornais e nem lerem jornais online, embora estão o tempo todo conectados a internet?

  • Juliana escreveu:
    04/02/2024 às 16h57min

    Concordo plenamente, é um problema de saúde pública e comunicação somente eletrônica não abrange todas as pessoas, a secretaria de saúde juntamente com a vigilância sanitária podem criar outros meios de comunicação e propagação da informação sobre os cuidados, esperar os casos chegarem aos hospitais ou UBS para virar estatística não é solução!

  • Thatiane escreveu:
    04/02/2024 às 12h29min

    Muito boa a temática! Precisamos tratar o assunto prevenção de forma mais efetiva na nossa cidade, não dá pra ficar apenas com a galera da Internet! A prevenção é um assunto de interesse público! Até porque é muito mais barato prevenir do que cuidar dos doentes.

  • 03/02/2024 às 20h34min

    Boa reportagem e boa colocação na matéria nem todas as casas sao visitadas pelos agentes devido o morador nao esta no local nos horários que eles passam. É preciso mas divulgações

  • 03/02/2024 às 19h04min

    Olá! Deixe o seu comentário sobre o que achou deste artigo. Seu comentário será sempre bem vindo!

  • Léo escreveu:
    03/02/2024 às 17h26min

    Com certeza as campanha são muito importantes para a conscientização da população, assim como uma abordagem mais efetiva e atualizada para atingir todos os públicos

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp