14/04/2022 às 18h20min - Atualizada em 14/04/2022 às 18h20min

Secretaria e Conselho de Contabilidade reunidos por melhor atendimento a empresas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Foto: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A reunião aconteceu na sede da secretaria, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. O diálogo com entidades e aperfeiçoar o melhor atendimento à população são orientações do prefeito Wladimir Garotinho.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tem à frente o secretário Felipe Knust, se reuniu com a delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ), Fabiana Almeida, para atualizações em relação ao Sistema de Registro Integrado (Regin), desenvolvido através da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e que veio otimizar e desburocratizar a emissão de alvarás no município. Através do Regin, também teve início em Campos o Alvará Automatizado. Atualmente, a emissão de alvarás está sob a responsabilidade da secretaria. A reunião aconteceu na sede da secretaria, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. O diálogo com entidades e aperfeiçoar o melhor atendimento à população são orientações do prefeito Wladimir Garotinho. 

- A prefeitura aderiu ao Regin, que já está presente em 77 município do Estado do Rio de Janeiro, através da Junta Comercial, e que veio para otimizar e desburocratizar o atendimento às empresas de baixo impacto. A reunião visa ajustes necessários porque a emissão de alvarás fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas tem as outras secretarias que emitem as licenças e precisam estar atualizadas também. Nosso trabalho é fazer essa orientação. Com o Regin, também, veio o alvará automatizado, que é emitido para empresas de baixo impacto na hora. Outras empresas têm outro trâmite, que envolve outras secretarias – esclarece o secretário.

Também participaram da reunião a diretora de Serviços Corporativos – Integração de Processos Públicos, Letícia Ferrugem, e o chefe de Divisão do Alvará, Glauter Notenos, entre outros representantes da secretaria e do CRC. Segundo o secretário, um treinamento para outras secretarias está em andamento. “Essa mudança do Regin veio para ficar e a gente acredita muito nesse processo. A reunião foi muito produtiva”, disse Knust, lembrando que o CRC vai enviar um ofício com as demandas específicas e um representante da secretaria também deverá ir, em breve, à Junta Comercial no Rio de janeiro para alinhar o atendimento no Fale Conosco.

O Regin é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, como Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e Prefeituras, que visa desburocratizar os processos de abertura e alteração de empresas. 

O alvará automatizado é emitido através da Jucerja e, com ele, as empresas de baixo impacto têm acesso ao documento de forma mais rápida. O novo sistema unifica pedidos, como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e estadual. Através do Regin, Campos faz parte de um cadastro único que unifica as informações dos contribuintes, proporcionando a integração entre os entes federativos e afins.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90