18/09/2024 às 11h38min - Atualizada em 18/09/2024 às 11h38min
Educação vai promover I Mostra de Robótica das Escolas Municipais de Campos
Evento acontece em outubro, junto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Redação
Ascom
Quem gosta de tecnologia não pode perder a I Mostra de Robótica das Escolas Municipais, que vai acontecer concomitantemente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento vai ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro deste ano, no Jardim São Benedito.
De acordo com a coordenadora de Tecnologias Digitais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Anna Karina Oviedo, vão participar 60 escolas municipais e 80 professores de Tecnologias Digitais. Os objetivos da mostra são promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino.(Leia mais abaixo)
“Além disso, visamos realizar o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à programação e estimular o interesse e a criatividade dos estudantes quanto à solução de problemas. Os projetos expostos na mostra são os trabalhos realizados com os alunos nos espaços de Tecnologias Digitais das escolas e tiveram como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completou Anna Karina.
Anna explica ainda que os ODS são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.(Leia mais abaixo)
“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012. O objetivo foi produzir um conjunto de metas que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. Fazer a conscientização das crianças a respeito da sustentabilidade, desse desenvolvimento que a gente está vivendo. Levá-las a pensar, inovar e criar. Isso é extremamente importante para que a gente tenha um cidadão muito mais consciente, crítico, criativo, e que ele esteja antenado com os tempos atuais, que são esses que nós vivemos, a preocupação com o mundo daqui para frente, com o planeta. A mostra tem essa preocupação, não apenas exibir o que é feito nas escolas, mas apontar que os alunos precisam também se conscientizar de que estamos num planeta e necessitamos cuidar dele", finalizou Anna.