08/04/2022 às 08h28min - Atualizada em 08/04/2022 às 08h28min
Campos: Paixão de Cristo encenada no próximo dia 15 no Teatro Municipal Trianon
- Redação
O Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro apresentará o espetáculo “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo – 40 anos de evangelização”, no Teatro Municipal Trianon, no próximo dia 15, às 20h30, com entrada franca. O espectador que desejar poderá doar, na entrada do foyer do teatro, absorventes íntimos, que serão utilizados na campanha contra a pobreza menstrual. O evento tem a realização da Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Em 2022, a encenação começará a partir da Última Ceia, seguida pelo sacrifício, agonia, julgamento e condenação de Jesus. O ponto alto da peça será a dor de Maria perante o sacrifício de seu filho e o cumprir da profecia de que ele ressuscitará no terceiro dia. Com a direção coletiva, a peça tem coordenação de Dorinha Martins e Duda Oliver.
“Este ano o Grupo de Teatro recebeu o convite da FCJOL para fazer a encenação da Paixão de Cristo no Teatro Trianon, realizando a retomada das nossas encenações que ficaram sem acontecer por quase três anos, em razão da pandemia da Covid-19. Retornamos mais uma vez ao palco do Trianon, onde encenamos a Via Sacra em 2017 e 2018, desta vez para comemoramos os 40 anos do grupo, fundado pelo saudoso Bispo de Campos, Dom Carlos Alberto Navarro”, explica a coordenadora do espetáculo e fundadora do grupo, Dorinha Martins.
Em cena, o ator Otaviano Martins viverá Jesus. Por mais um ano, Dorinha Martins dará vida a Maria. Pedro Fagundes viverá Caifás, acompanhado de Wilson Heindelfeder (Pilatos) e Rodri Mendes (Herodes/Judas). O elenco terá, também, as participações de Ramine Pereira (Maria Madalena), Pedro (Walter Escovão), Tiago (Nycollas Motta) e João (Anderson Stellet).
As Mulheres Santas serão vividas por Genilce Machado, Barbara Helena, Juliana Silva e Valéria Lourenço. Os atores Gildo Henrique, Fabricio Simões, Marco Antônio Barreto, Valdiney Mendes, Glaucier Arly e Genibeldo Moreira, darão vida aos Sacerdotes. O Núcleo de Dança do Ventre Eluana Souza, fará uma participação especial na montagem.
Tradição – Criado por Dom Carlos Alberto Navarro, em 1982, o grupo teve como primeiro diretor, Orávio de Campos Soares, sucedido por Félix Carneiro, Pedro Carneiro e Pedro Fagundes. No dia 20 de maio de 2015, o Grupo de Teatro Sacro tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos dos Goytacazes.
“Pela importância da encenação da Paixão de Cristo, um dos maiores eventos do calendário cultural do município, propus, como vereadora, em 2015, exercendo a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores, a concessão do título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos dos Goytacazes ao Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro. Este ano, com imensa alegria, convidei os atores para que nos presenteassem com essa encenação em comemoração aos 40 anos de existência da peça que, seguramente ainda tem bons frutos a nos oferecer, nas próximas décadas”, observa a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.