16/02/2022 às 09h31min - Atualizada em 16/02/2022 às 09h31min

Campos: Museu Histórico expõe revista inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922

- Redação
O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) iniciou, nesta terça-feira (15), sua atividade pela passagem do centenário da Semana de Arte Moderna, realizada no Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, dentro da grade de ações promovidas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), para celebrar a data. Até a próxima sexta-feira (18), uma vitrine no Museu exibirá alguns exemplares da revista Horizonte 22, fundada em 1954, com inspiração na Semana de 22. A visitação ao Museu segue acontecendo por agendamento, através do telefone (22) 98179-4455.
 
“Os exemplares raros da Horizonte 22, fazem parte do acervo do médico Wellington Paes, dono de um grandioso material sobre a história do município, catalogado e guardado na biblioteca de sua residência. Ele nos emprestou o referido material, justamente para que as pessoas tenham a chance de contemplar a revista campista que se inspirava no movimento modernista”, destaca a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.
 
O jornalista, poeta e escritor, Vilmar Rangel, um dos fundadores do Clube de Poesia de Campos, entidade que originou a revista Horizonte 22, visitou o MHCG, nesta terça-feira, relatando o interessante projeto. Emocionado com a oportunidade de rever as publicações, o jornalista relatou um pouco da experiência de ter participado do projeto.
 
“Tudo começou graças a iniciativa de Mário Newton Filho, que veio para Campos e fundou o Clube de Poesia de Campos, pois já escrevia nos jornais do município. Os exemplares da Horizonte 22 circulavam bimestralmente, sempre com poesias ilustradas por Oswaldo Martins, que foi o ilustrador modernista da cidade, mais tarde passando a contar, também, com desenhos de Gipson de Freitas”, relembra Vilmar Rangel.
 
A Horizonte 22 ganhou repercussão e se espalhou por vários estados, através do envio de exemplares por meio de postagens nos Correios. Mais de 10 clubes de poesia foram criados sob a influência da revista e do clube campista. Tempos depois, o movimento denominado Sintetismo Espacio-Temporal, formado por Vilmar Rangel, Joel Melo e Prata Tavares, surgiu trazendo com publicações em jornais e livros, também inspiradas no modernismo.
 
“A Horizonte 22 teve uma concorrente, chamada Paralelo 38, que contou com apenas uma edição, também datada de 1954. Todo esse movimento retrata a influência do movimento modernista nas ideias de jovens campistas, em meados da década de 1950, capitaneados por grandes poetas de nossa terra, dentro os quais se destacam: Barbosa Guerra, Álvaro Barcelos, Manoel Joaquim da Silva Pinto, Genaro de Vasconcelos, Esimbardo Peixoto e Rogério Gomes de Souza, entre outros”, enfatiza Vilmar Rangel.
 
Para a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, a divulgação da Horizonte 22, representa a valorização de um importante período do cenário cultural do município. “Ficamos extremante felizes com a disponibilidade de Wellington Paes e Vilmar Rangel, nos ajudando a resgatar algo tão raro. Novas ações de valorização de publicações como a Horizonte 22, em breve serão colocadas em prática, por nossos equipamentos”, detalha.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp