O programa “A Voz de Campos” desta terça-feira (11), debateu sobre Campos estar em alerta devido às fortes chuvas e as mudanças na aposentadoria em 2022.
O apresentador recebeu nos estúdios da Rede Aurora de Comunicação, o empreendedor e apresentador Jhonathan Viana; a advogada Nayara Cordeiro; o comentarista José Maria Mattar e por chamada de vídeo, a convidada Evana Monteiro.
Em relação aos alagamentos na cidade de Campos causados pelas chuvas e o aumento do nível do rio Paraíba do Sul, o comentarista José Maria Mattar disse que, pra ele, isso é quase uma rotina. “Você passa ali no Cais da Lapa e a água está no pescoço. Agora, não é uma coisa de hoje, isso é antigo. Eu acho que cabe as autoridades estarem sempre presentes. Eu nem imagino como deve estar agora em Três Vendas..” disse o comentarista.
Nayara concordou com José Maria e comentou que, em sua opinião, atitudes preventivas deveriam ser tomadas. “O que as autoridades tem de questões preventivas para aquelas regiões, para pelo menos diminuir o impacto? O que a gente pode construir ali? Quais órgãos já vão estar preparados? A gente vai deixar acontecer, deixar desmoronar, deixar morrer pessoas, para depois pensar ou virar rotina de todo ano? Isso que não pode continuar” explicou a advogada.
Durante o programa, moradores da Comunidade da Coroa revelaram o descaso do Poder Público com o local. A convidada, Evana Monteiro, explicou ao apresentador que, devido às fortes chuvas, as pessoas da comunidade estão sofrendo com os alagamentos na região e não tem aonde ficar. Ela alega que as pessoas não receberam a assistência que deveriam.
“Nós esperamos que eles venham assistir essas famílias, as famílias estão aqui em situação bem crítica. A Defesa Civil esteve aqui a três dias atrás e em momento nenhum falaram da retirada. Então, a indignação é muito grande. As famílias estão sim em situação crítica, não estão tendo assistência nenhuma. Nem da Defesa Civil, nem da Prefeitura, que também é o mesmo órgão. Eu espero que eles tomem uma atitude pra ontem” disse Evana.
Sobre as mudanças na aposentadoria em 2022, a advogada explicou as novas regras e o sistema de pontos. “A meta do governo é que todo mundo tenha uma idade para se aposentar. Antes dessa reforma de 2019, você não precisava ter uma idade. Por exemplo: Trabalhei 30 anos, trabalhei 35 anos, eu posso me aposentar. Agora, eles implantaram que tem que ter idade. A meta deles é que as mulheres se aposentem com 62 anos e os homens, com 65. Então, a gente vai fazendo uma regra de transição. Exemplo: Aposentadoria por idade em 2019: 60 anos, mulher. Em 2020, 60 anos e meio. Em 2021, 61 anos e agora em 2022, 61 anos e meio. Em 2023 eles alcançam a meta” explicou Nayara.
“A Voz de Campos” é transmitida de segunda a sexta-feira, especialmente nas terças-feiras a partir das 10h. O Programa é apresentado pelo diretor/presidente do grupo, o jornalista Germando Santos. A live pode ser acompanhada ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube.
O programa que tem como finalidade, ouvir a voz do povo de Campos - dando voz e recebendo a participação da população campista, ao vivo por telefone (22) 3704-1313.
Para conferir o programa completo, basta acessar o link: CLIQUE AQUI