03/11/2021 às 10h57min - Atualizada em 03/11/2021 às 10h57min

Campos: FCJOL celebrará Dia Nacional da Cultura com diversas atividades nesta sexta

- Redação
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) celebrará a passagem do Dia Nacional da Cultura nesta sexta-feira (5), com diversas atividades, em alguns de seus equipamentos. As ações se baseiam em alguns dos eixos do programa “Culture, Campos – com horizonte”. As ações presenciais ocorrerão no Palácio da Cultura, Teatro de Bolso Procópio Ferreira e Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG). O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho terá uma atividade virtual.
 
No Palácio da Cultura, a atividade “Culture, Campos – artesanato” apresentará, das 9h às 17h, uma exposição reunindo trabalhos de artesãos cadastrados na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes. Na ocasião o público poderá contemplar as peças e adquiri-las, valorizando os talentos da terra.
 
O Teatro de Bolso Procópio Ferreira receberá, às 10h, uma reunião extraordinária dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura) e do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), tendo como tema “O Grafite como registro histórico”. A atividade terá a participação de grafiteiros do município, sendo conduzida pela presidente da FCJOL, do Comcultura e Coppam, Auxiliadora Freitas.
 
No final da tarde, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho apresentará, às 18h, no canal da FCJOL no YouTube, o filme “Arquivo de Portas Abertas”, mostrando a rotina do equipamento que guarda importantes documentos do município e está entre os cinco melhores arquivos públicos do país. O filme mostrará, em detalhes, o Laboratório de Restauração, espaço no qual os documentos do Arquivo são recuperados, ganhando nova durabilidade e facilitando o acesso às informações neles contidas.
 
A última atividade do dia será realizada no MHCG, às 18h30, com a apresentação da peça “Segunda Chance”, de Wesley Freitas, encenado pela Cia CulturArt, no Auditório Maria Helena Gomes, dentro do projeto “Arte no Museu”. O espetáculo terá entrada franca, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. A montagem tem classificação livre.
 
“Será um dia especial, no qual celebraremos a cultura campista. Todas as ações presenciais seguirão os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19. Esperamos pela comunidade para celebrarmos, juntos, o Dia Nacional da Cultura”, convida a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
 
A diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, destaca o processo de preparação da agenda desta sexta-feira. “Preparamos essa programação a partir de diálogos com diversos fazedores de cultura e os responsáveis pelos equipamentos culturais da FCJOL. Isso nos possibilitou a construção de atividades em quase todos eles, inclusive no Palácio da Cultura. Disponibilidade da equipe e mais de 70% da população vacinada nos permitiram esse encontro”, avalia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp