14/09/2021 às 14h23min - Atualizada em 14/09/2021 às 14h23min

Prefeito Wladimir Garotinho participa da abertura do 4° Festival Doces Palavras

Evento acontece até o próximo dia 26, com transmissão pelo canal da FCJOL no YouTube e pela TV Câmara Campos (canal 19.3)

Jornal Aurora - Redação
Ascom
César Ferreira
O foyer do Teatro Municipal Trianon, equipamento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), abriu suas portas para receber nesta terça-feira (14), a cerimônia de abertura do 4° Festival Doces Palavras (FDP!). O prefeito Wladimir Garotinho e a primeira-dama, Tassiana Oliveira, participaram do evento, marcado por apresentações de música e poesia, além da exposição de doces e peças do artesanato campista.

O público foi recepcionado por uma performance de voz e violão do cantor e compositor, Marcelo Benjá. Colaboradores da FCJOL fizeram a Vacinação Poética, levando a poesia de grandes escritores ao FDP!. Em seguida, a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; sua vice, Fernanda Campos; a diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, e representantes de diversas entidades da sociedade civil, parceiras da FCJOL na curadoria do evento, deram boas-vindas ao público, seguidas do prefeito.

“Graças ao empenho da FCJOL e de todas as entidades que abraçaram o projeto, o 4° FDP! se tornou realidade, refletindo o momento que nossa cidade vive, pautado na reconstrução através da parceria. Cultura é um dos pilares de nossa sociedade e a FCJOL vem lutando para o fortalecimento deste seguimento, através de qualificação dos fazedores e fazedoras de cultura, em cursos que, juntos, já reuniram mais de mil alunos. Outra conquista recente foi a repactuação de R$ 606.804,88 de recursos da Lei Aldir Blanc (LAB), para Campos, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). Este recurso chegará aos fazedores de cultura através de editais que serão elaborados e divulgados em breve, movimentando o setor mais prejudicado pela pandemia. Viva a nossa cultura, destaque do FDP!, nos próximos dias”, disse Wladimir.

Em seu discurso, Auxiliadora Freitas destacou a importância do FDP!, realizado justamente em anos ímpares, quando a Bienal do Livro não acontece. “O FDP! é um evento que oferece total protagonismo ao artista campista. Nos próximos dias estaremos em contato com a magia da literatura e da culinária de nossa gente, em momentos maravilhosos. Nossa programação está intensa e faz um passeio por diversos temas do fazer cultural, genuinamente campista. Bom evento para todos”, destacou.

O último ato do evento foi o plantio de uma muda de Ipê Amarelo, nos jardins do Trianon. O prefeito Waldimir Garotinho e os representantes das entidades parceiras participaram do ato. No mesmo período, plantios simultâneos aconteceram em alguns bairros da cidade, bem como em 10 creches e em 16 escolas da rede municipal.

A cerimônia contou com as presenças do presidente Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro; da presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Vanda Terezinha; do presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, Carlos Augusto Souto de Alencar; Marcelo Sampaio, presidente do Centro Cultural Marcelo Sampaio; a presidente-fundadora da Seccional Campos dos Goytacazes da Academia de Letras do Brasil (ALB), Sol Figueiredo; a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do Instituto Federal Fluminense (Iff), Cátia Viana; o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Palacio, e do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

O 4º FDP! tem a realização da Prefeitura de Campos, através da FCJOL, prosseguindo até o próximo dia 26, com atividades virtuais e híbridas. A correalização é Câmara Municipal de Campos e do Instituto Federal Fluminense; a curadoria é da Academia Campista de Letras (ACL) e da Associação de Imprensa Campista (AIC), junto de mais de 20 entidades públicas e privadas. O apoio cultural tem as assinaturas da Femac Móveis e da Loja Lobão. A transmissão das atividades acontecerá através do canal da FCJOL no YouTube e da TV Câmara Campos (canal aberto digital 19,3). 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM >>> @redeauroraplay





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp