31/07/2021 às 16h37min - Atualizada em 31/07/2021 às 16h37min

Vereador Maicon Cruz aposta nos talentos de Campos e leva cultura à Câmara de Vereadores; cantora é destaque

Entidades do carnaval de Campos agradeceram ao Vereador Maicon Cruz (PSC) pelo comprometimento, esforço e trabalho com a cultura no município. Também um agradecimento especial a Professora Maria Auxiliadora, que é Presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Marcelo Velasco, Conselheiro de cultura popular, Marciano Da Hora, Presidente da ABOIPIC e o Deputado Federal Áureo Ribeiro.
 
Nota das entidades:
 
O Movimento Gente Que Faz Cultura e a ABOIPIC a entidade que coordena o carnaval de Campos Dos Goytacazes e também várias manifestações de cultura popular, vem a público agradecer de uma forma muito especial ao vereador Maicon Cruz presidente da comissão de cultura da Câmara Municipal e demais membros pelo reconhecimento da importância do nosso setor cultural, setor esse que foi atingido em cheio por essa maldita pandemia, foi o primeiro a parar e será o último a voltar, que sofreu vários impactos econômicos.
 
Deixando milhares de trabalhadores desempregados sem ter condições de levar o seu sustento pra sua casa. Não podemos deixar de fazer também um agradecimento muito especial ao Deputado Federal Áureo Ribeiro que colocou o seu Mandato de Deputado Federal a nossa disposição principalmente a todos os fazedores de cultura da nossa cidade de Campos Dos Goytacazes aonde o mesmo falou do compromisso firmado com todos os carnavalescos presentes e todos os trabalhadores da economia criativa do carnaval onde afirmou que não irá medir esforços para a retomada do carnaval no ano de 2022, sugerindo que a cidade de Campos possa realizar no CEPOP um carnaval regional e parabenizou o Deputado pela visão que carnaval não é só festa; é Cultura. O empreendedorismo é muito importante pra nossa economia e agradecemos a presença da Presidente da Fundação Cultural jornalista Oswaldo Lima, professora Maria Auxiliadora e demais vereadores presentes e um agradecimento muito especial a senhora Danielle Barros Secretária Estadual De Cultura, pelo belíssimo trabalho desenvolvido a frente dessa secretaria aonde pela primeira vez o interior do estado do Rio De Janeiro está tendo voz e sendo lembrado.
 
A cantora e compositora Karine da Silva Mendonça de apenas 23 anos foi convidada, na última  quinta-feira (29)  para se apresentar na Câmara de Vereadores, assim, mostrar o trabalho artístico que leva como conceito enaltecer o nosso patrimônio histórico cultural em um encontro promovido pelo Movimento Gente que Faz Cultura e a Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (ABOIPIC) com a presença de autoridades, munícipes, artistas locais e do Deputado Federal Áureo Ribeiro, autor de um dos projetos da Lei Aldir Blanc, o projeto de lei 1.075/2020 que foi uma iniciativa da deputada Benedita da Silva, que busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus.
 
A lei homenageia o músico Aldir Blanc, um dos primeiros artistas mortos em razão da pandemia. O projeto de lei determina à União o repasse de três bilhões de reais aos Estados, ao DF e aos Municípios para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural, inclusive custeio de renda emergencial mensal para os trabalhadores da cultura.
 
A lei foi regulamentada no plano federal por meio do Decreto Legislativo nº 10.464, de 17 de agosto de 2020, onde o montante foi dividido ficando 1,5 bilhão de reais para os estados e igual valor para os municípios; para isto os valores foram disponibilizados à Secretaria de Cultura através da "Plataforma +Brasil" onde os entes federados deverão se inscrever e preencher os requisitos para a liberação dos recursos.
 
Segundo este regulamento, "entende-se como trabalhador e trabalhadora da cultura, as pessoas que participam da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, incluídos artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte e capoeira”.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp