Investir na comunicação digital da empresa virou praticamente uma obrigação para aquelas empresas que pensam em crescer no mercado. Atingir novos públicos, se posicionar no mercado e ativar ferramentas de vendas são alguns dos motivos.
No entanto, é natural que nem todo empresário tenha intimidade com o assunto. Por isso o ideal é delegar essa tarefa para uma agência de marketing digital. Com profissionais especializados, a agência tem capacidade de identificar as principais necessidades da empresa e colocar o projeto em andamento.
Abaixo, será explicado pela Agência Legions , com mais detalhes sobre o que é uma agência de marketing digital, suas principais tarefas e os benefícios que pode levar para as empresas.
O que faz uma agência de marketing digital?
Para mostrar a importância que o marketing digital pode ter para a empresa, vale a pena explicar o que faz uma agência marketing digital. Sendo assim, a agência é uma empresa prestadora de serviços que atende demandas da comunicação digital nos mais variados níveis.
Ou seja, é possível contratar uma agência para desenvolver sites, produzir conteúdos para redes sociais, fazer o SAC, dentre outras tarefas. Conforme a necessidade do cliente, a agência oferece um plano de serviços diferente. Dessa forma, a agência atua indireta e diretamente na divulgação e vendas da empresa no mercado virtual.
Além do fato de ter especialistas em marketing digital, a agência evita ainda despesas dentro da empresa, como contratação de pessoal e compra de equipamentos para o setor de comunicação.
Por que investir em marketing digital?
Mesmo após entender o papel de uma agência de marketing digital dentro de uma empresa, há ainda quem fique reticente para contratar os serviços. Um dos principais motivos apresentados é o custo-benefício.
Porém, a pandemia acelerou ainda mais o uso de internet no Brasil. Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso de internet no Brasil cresceu cerca de 50% com o isolamento social. Outro fator que deve se mencionar é o aumento de consumo através do e-commerce.
De acordo com o relatório Webshoppers , divulgado pela Ebit | Nielsen e Bexs Banco, o e-commerce cresceu 41% em 2020, o que representa um faturamento de R$ 87,4 bilhões. Ou seja, cada vez mais a internet é a principal plataforma de compra e venda, principalmente no Brasil.
Além disso, investir em uma loja virtual e canais online de atendimento ao consumidor geram reduções de custos com estrutura física, agiliza a solução de problemas e atinge o consumidor com mais facilidade.
Em relação ao consumidor, um estudo Conforme pesquisa realizada pelo Pricewaterhouse Coopers, 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais em suas compras . Portanto, além de baixar alguns custos de operação, o marketing digital potencializa a capacidade de vender.
Ademais, na lista a seguir há alguns dos principais motivos para investir em agência de marketing digital:
Implantar sistemas de venda online;
Ter maior proximidade com o público;
Atingir novas pessoas;
Posicionar a marca dentro do mercado;
Identificar potenciais parceiros e concorrentes;
Por onde começar?
Entendendo que investir em uma agência de marketing digital é importante para a empresa, o momento é de definir quais são os primeiros passos. Pois bem, a procura pelas soluções de marketing costuma vir acompanhadas de problemas como baixa nas vendas ou interesse de expandir no mercado.
Sendo assim, é interessante que o empresário identifique as principais carências da empresa. Com isso, é possível mensurar o que procurar no marketing. Vale lembrar que a agência executa aquilo que foi definido pela empresa, mas não interfere no processo interno da empresa.
Uma questão a ser definida logo no começo é o poder de investimento da empresa. É possível iniciar um projeto com baixo orçamento, fazendo um trabalho com avanços graduais. Porém, um erro a ser evitado é definir um orçamento inicial e cortá-lo em meio ao projeto.
Após essas deliberações internas sobre as condições e interesses no marketing, esse é o momento de entrar em contato com a agência. Em uma reunião você demonstra os anseios e necessidades, enquanto a agência marketing digital mostra as possibilidades de serviços que oferece.
Entrar em contato com uma agência de marketing digital
Todas estas informações convenceram a investir em um plano de marketing digital Então esse é o momento de saber mais detalhes sobre a atuação de uma agência de marketing digital.
Para isso, o interessante é entrar em contato com a agência e marcar uma reunião, onde são apresentadas as condições de momento, objetivos e valores do contrato.