Empresas que investem na transformação digital e se especializam em seus recursos são 26% mais lucrativas em suas atividades do que as outras no ambiente corporativo atual. Os dados divulgados recentemente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) reforçam a nova realidade que vem sendo cocriada por startups e empresas inovadoras, que baseiam seus modelos de negócio em fortes conceitos da revolução digital como a Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning e Big Data.
Aderir ao processo de transformação digital e as novas soluções que a envolvem significa, entre tantas coisas, melhorar a experiência do cliente, criar e aplicar novas formas de comercializar produtos e prestar serviços, otimizar a cadeia de processos e agilizar tomadas de decisões estratégicas a favor do mercado. Não à toa, pesquisas divulgadas no Worldwide Semiannual Digital Transformation Spending Guide mostram que as empresas de todo o mundo fecharão 2019 com gastos de quase US $ 1,2 trilhão em transformação digital.
No Brasil, a tendência segue forte. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em quatro anos, de 2015 até 2019, o número de startups no país mais que triplicou, passando de 4.151 para 12.727 – um salto de 207%. Neste contexto, o mercado automobilístico chama a atenção por apresentar - após os cinco últimos anos com mais de 40% de queda na venda de automóveis - um crescimento de 15,1%, o maior dos últimos 11 anos, de acordo com o IBGE. Diante dos desafios, os concessionários precisam correr atrás de novas soluções e desenvolver uma alta capacidade de inovação.
Afinal, comprar um carro novo é hoje uma experiência bem diferente de algumas décadas atrás: mais de 70% dos clientes são influenciados digitalmente. Nesse sentido, o investimento em tecnologias para concessionárias está crescendo bastante. Já podemos encontrar ferramentas que são capazes de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade no atendimento e, consequentemente, ajudar nos resultados do negócio.
Como exemplos de destaque nas plataformas nacionais, que vêm contribuindo para o processo de transformação digital no país, temos a Vianuvem – empresa brasileira de tecnologia especializada em BPM – e a Rampfy - plataforma que conecta com ao sistema de gestão da concessionária, e gera insights sobre problemas ou desvios de rota para o gestor na hora que ele deve ficar sabendo.
A Vianuvem tem contribuído na transformação digital de processos analógicos em empresas de médio e grande porte com expertisena análise, estruturação e implementação de processos em concessionárias. Em pouco tempo de existência, a empresa tem oferecido aos seus clientes excelentes resultados de produtividade e redução de custos, o que a tem tornado a uma das empresas mais inovadoras em BPM com reconhecimento internacional.
Já a Rampfy foi desenvolvida para resolver o problema dos gestores que atualmente precisam buscar informações em diversos sistemas, relatórios e BIs. A Rampfy nasceu atendendo grandes empresas e este ano criou uma vertical dedicada ao Automotivo, onde os seus clientes têm acesso a um mapa de indicadores com mais de 70 KPIs para concessionárias. Além disso as empresas ainda podem customizar a solução para resolver problemas específicos dentro da empresa.
A Inteligência Artificial da Rampfy é capaz de analisar constantemente os seus índices e comunicar quando algo não estiver como deveria, reduzindo custos de acompanhamento em até 80%, auxiliando na execução eficiente dos planos, evitando perdas e impulsionando resultados.
Pela ampla consistência e sonoridade, o tema somente neste ano foi pauta durante a 4ª edição do Vianuvem Experience- que aconteceu em São Paulo no mês de novembro – e também na 29ª ExpoFenabrave - maior evento do Setor da Distribuição Automotiva da América Latina - que aconteceu em agosto, em São Paulo.
Eventos como esses têm tomado uma importância relevante para o atual contexto de mercado, auxiliando concessionárias de todo o país na gestão de seus clientes, além de apresentar as tendências de consumo e promover a troca de experiências entre os gestores. É a transformação digital ressignificando a experiência dos usuários e, consequentemente, mudando a maneira de empreender, não só no setor automobilístico, como em todos os segmentos.