14/10/2019 às 15h40min - Atualizada em 15/10/2019 às 09h57min

Empresa especialista em consulta veicular lista as seis coisas para não esquecer na hora de escolher um carro usado

Há coisas básicas que todo mundo esquece na hora de escolher um carro usado. Por trabalhar no mercado há tantos anos, a empresa Olho no Carro reuniu seis coisas mais esquecidas na hora de comprar um carro usado e transformou em um check-list

DINO
http://www.olhonocarro.com.br
Reprodução

Antes de tudo, vale a pena comprar um carro usado? 

Comprar um carro usado pode ser uma “fria” se não forem tomados certos cuidados. Porém um veículo usado ainda é o melhor negócio. Tanto para quem quer economizar, quanto para quem busca ter um veículo menos básico a um preço bom. As principais vantagens de um carro usado são:

  • Pelo mesmo preço de um novo, é possível adquirir um seminovo do mesmo modelo mais equipado: além disso, tanto no momento em que sai da concessionária quanto nos três primeiros anos, o carro novo tem uma média de 20% de desvalorização. Já os seminovos ou usados não se enquadram nessa perda tão considerável do investimento inicial. 
  • Parcelas mais em conta: nos seminovos e usados é possível ainda negociar descontos mais convidativos, em virtude da urgência de venda do proprietário. Além disso, o emplacamento sai mais barato. Nos 0km, este custo pode chegar a R$1.200 de regularização. Já para a transferência de propriedade de um carro usado fica muito mais barata. Atualmente, a média da taxa não chega a R$200.

Check-list: as 6 coisas para não esquecer na hora de escolher um carro usado

Há sempre aquele conhecido sortudo que consegue achar aquele “elefante branco”, o carro usado de ouro que parece ter acabado de sair da fábrica. A Olho no Carro listou alguns segredos para sair bem-sucedido na compra de um carro de segunda mão. 

1 - Baixa quilometragem é um ótimo indício, mas é preciso prestar atenção com fraudes.

A compra de um carro usado muito barato precisa ser realizada com mais atenção. Um truque conhecido é alterar a quilometragem do veículo para uma bem menor do que a real. Há alguns sinais que podem denunciar alteração: o estado do acabamento interno (cor dos revestimentos, botões desgastados), marcação no manual das trocas de óleo e revisões, além da idade do veículo. 

2 - Outro ponto importante é a análise detalhada da procedência do veículo.

Às vezes, pode até não ser má intenção. Pode ser que nem o dono atual do veículo se atentou na hora de comprá-lo, e pode estar revendendo um veículo de leilão por exemplo (se isso acontecer, é um bom argumento para negociar!) 

Há duas maneiras de descobrir a procedência do carro:

Uma é contratando uma vistoria cautelar. É feita por empresas especializadas, que detectam irregularidades na lataria e parte interna do carro, e também verificam se o veículo já foi batido e de que forma foi feito o reparo.

A segunda - mais barata e complementar à primeira - é fazendo uma consulta completa, que traz todo o histórico do automóvel desejado. Essa consulta traz apontamento de indício de sinistro, histórico de proprietário, leilão, roubo e furto, histórico de KM, aceitação em seguro, número de chassi dentre mais informações. E o preço realmente é mais barato. Este é o serviço que a Olho no Carro oferece. 

3 - É necessário atenção ao código de chassi

É possível saber a numeração, e se houve alguma alteração no chassi, motor, câmbio e demais itens de fabricação. Sobretudo, essa é a verificação ideal para descobrir a possibilidade do veículo ser clonado ou não. Confira se os números - que constam normalmente no motor e nos vidros - batem com os dados da documentação.

4 - Recomenda-se averiguar se há garantia da montadora

Como muitas montadoras dão garantias estendidas de até três anos ou mais, é possível comprar um carro seminovo ainda respaldado pela garantia de fábrica destinada ao primeiro comprador. Verificar essa possibilidade pode ser o ponto decisivo na escolha de um veículo .

5 - O Test-drive é importante

A dica é dirigir o veículo, e se atentar aos seus barulhos antes de comprá-lo. Também é de grande valia andar em alguma subida, e lombadas de sua cidade. Os barulhos diferentes, as arrancadas do carro, as respostas dos pedais e do câmbio, se há suspensão segura o carro sem bater ou danificar a parte de baixo da lataria dizem muito sobre o cuidado que o antigo proprietário teve com o veiculo.

6 - O manual do carro é um dos pontos mais esquecidos dos que buscam o carro seminovo

Toda revisão feita na concessionária é marcada no manual, portanto, ter o manual é um tipo de garantia da procedência. O manual do carro poupa tempo de procurar as especificações técnicas na internet, na hora de comprar o óleo correto ou calibrar os pneus por exemplo. Além do mais, ainda são poucas montadoras disponibilizam manual na internet.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp