27/09/2019 às 14h31min - Atualizada em 27/09/2019 às 14h31min

IV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas movimenta Cepop no domingo (29)

Quatro escolas municipais participam. O evento é organizado pela Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo

Supcom
Supcom
Neste domingo, a partir das 10h, o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) sedia o IV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, realizado pela Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo. Quatro bandas de escolas municipais participam da competição: Fanfarra Municipal Reginald Scáfura (E.M. Albertina Venâncio), Fanfarra Leda Pinto Lucas (E.M. Santa Terezinha), Fanfarra Maria Elisabete Basílio Barro (E.M. Frederico Paes Barbosa) e FAMUT-Fanfarra Municipal do Turfe (E.M. Maria Lúcia). Ao todo, são sete diferentes categorias.

No ano passado, as bandas das escolas municipais Santa Terezinha e Frederico Paes Barbosa conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, em suas categorias, e a Ledo Pinto Lucas ainda ficou no terceiro lugar geral.

O organizador do evento, Leandro Beliene, confessa que seu maior objetivo é retomar os tempos áureos do movimento de bandas de Campos. “Campos era a cidade das bandas. Tínhamos mais de 80 participando de concursos e desfiles. Lutamos para manter esta tradição. Queremos que os jovens voltem a se interessar pelas bandas e renovem o movimento. Tudo que eu tenho na minha vida eu devo à música, pois toco desde os 10 anos”, explica o maestro e fabricante de instrumentos musicais que organiza o evento ao lado de Guilherme Ribeiro.

O concurso conta com bandas de Pureza, Casimiro de Abreu, Valença, Italva, Carapebus, Queimados, Maricá, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. As apresentações estão previstas até 18h30. As bandas da rede municipal se apresentam na parte da tarde. O resultado está marcado para às 19h.

Para Carlos Alexandre Silva (Alexandre FM), gerente de Animação Cultural de Bandas da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), as competições entre bandas no município estimulam o movimento. 

"Todos nós, envolvidos com bandas, queremos mais concursos e mais bandas em Campos.  O movimento caiu muito nos últimos anos, mas ainda temos gente que luta para manter o espírito vivo, como o pessoal do Agrícola, e, na rede municipal, estamos retomando a tradição. Hoje já estamos com 20 bandas ativas. Os alunos gostam muito e os diretores nos relatam que, após entrar na banda, eles ficam mais empenhados na escola", ressalta o músico que é regente de bandas há 42 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp