23/03/2024 às 18h20min - Atualizada em 23/03/2024 às 18h20min

RJ e ES devem ter mais chuva nas próximas horas; 12 pessoas morreram

Há 8 mortos no RJ, e risco é maior na Região Serrana. No sul do Espírito Santo, enchentes tomaram as ruas de Mimoso do Sul. Quatro pessoas morreram lá.

- Redação
G1
Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ter mais chuva durante a noite deste sábado (23), segundo previsões do Climatempo. Já são 12 mortos desde a sexta-feira (22) nos dois estados.

A frente fria que mudou o tempo e provocou grandes volumes de chuva no Sudeste ainda atua no litoral dos dois estados, principalmente entre o norte do RJ e o sul do ES, disse o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo. 

O Espírito Santo está na rota das tempestades neste sábado (23). A chuva deve ser intensa com possibilidades de alagamentos e inundações.

O forte temporal que atingiu o estado entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado causou enchentes na cidade de Mimoso do Sul, onde um caminhão do Corpo de Bombeiros foi levado pela enxurrada. 

A Defesa Civil do Espírito Santo confirmou na tarde deste sábado quatro mortos em Mimoso do Sul. O governador Renato Casagrande disse que a situação é caótica na cidade, que está isolada.

Já no Rio de Janeiro, são pelo menos oito vítimas. A maioria está na Região Serrana, que costuma ter deslizamentos de terra quando o volume de chuvas é grande.

Em Petrópolis, entre sexta e sábado choveu mais de 300 mm. É muita coisa. A média para todo o mês de março é de 250 mm.

São quatro mortos em Petrópolis, dois em Teresópolis, um em Arraial do Cabo e um em Duque de Caixas.

Para as próximas horas, há alerta para risco de alagamentos nas seguintes cidades do RJ: Bom Jesus do Itabapoana, Campos, Magé, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e na capital.

Há risco de deslizamentos em Bom Jesus do Itabapoana, Campos, Magé, Petrópolis e Teresópolis.

Em Campos, a chuva devastou o distrito de Santo Eduardo, na região norte do município. Ainda não há um número informado de pessoas desalojadas e desabrigadas. Casas foram totalmente inundadas, em alguns casos os moradores foram resgatados pelo telhado.

Carros que estavam nas ruas e nas garagens ficaram totalmente submersos e alguns foram levados pela força da água. Desde a manhã deste sábado (23), diversas equipes das secretarias municipais foram para o local, inclusive o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o vice-prefeito, Frederico Paes foram para Santo Eduardo.

O governador Cláudio Castro fez um pronunciamento no início da tarde e disse que Campos é umas das cidades que está em alerta para as próximas horas, devido à grande quantidade de chuva que ainda está prevista para a cidade.

A estação de monitoramento do Cemaden-RJ em Morro do Coco registrou 219,2mm de chuva, em atualização feita às 6h deste sábado (23).   

Doações

Famílias de Santo Eduardo estão precisando de ajuda material. Água potável, alimentos, roupas limpas, calçados e produtos de higiene pessoal podem ser levados para o Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos. A Câmara Municipal de Campos também está recebendo doações destes itens.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), também colocou o Centro de Convenções como ponto de recebimento de   Água potável, alimentos e produtos de higiene pessoal.

Tragédia em Petrópolis

Em Petrópolis, o desabamento de uma casa matou quatro pessoas da mesma família. Uma menina de quatro anos foi resgatada com vida após 15 horas sob os escombros. Ela perdeu o pai, a mãe, o irmão e a avó.

Segundo informações do Climatempo, há risco de tempestade também na região leste de Minas Gerais, na divisa com o Rio De Janeiro.

Criança é retirada viva após ficar 15 horas debaixo dos escombros de casa que desabou em Petrópolis

Região Serrana do RJ

O meteorologista Cesar Soares explicou que a cidade de Petrópolis registrou um acumulado de 320 milímetros de chuva entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. Esse volume supera a média para todo o mês de março, que é de 250 mm.

O risco em Petrópolis e Teresópolis segue muito alto para deslizamentos de terra. Qualquer chuva vai se somar ao que a chuva já provocou, de acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do governo federal.

"Houve muita chuva em um curto período de tempo acaba acarretando nesses grandes problemas", diz Cesar Soares.

Orientações para a população

▶️ Inmet e Cemaden deram algumas orientações prioritárias para a população das áreas que serão atingidas pelas tempestades:
  • Evitar deslocamentos desnecessários;
  • Ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet;
  • Pelo Whatsapp (61) 2034-4611, é possível receber os alertas, além de orientações sobre o que fazer em casos de desastres;
  • Alertas pelo Telegram: @defesacivilbrbot.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp