19/02/2024 às 15h57min - Atualizada em 19/02/2024 às 15h57min

São Francisco de Itabapoana inicia atualização do Cadastro Único para evitar bloqueios de benefícios

- Redação
PMSFI
A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), iniciou neste mês a Ação de Qualificação Cadastral 2024. A iniciativa visa corrigir e atualizar dados do Cadastro Único (CadÚnico), o que vai evitar o bloqueio e suspensão de benefícios, como o Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a coordenadora do PBF e CadÚnico em SFI, Ludimila Manhães, a ação possui dois grupos: Revisão Cadastral, que inclui cadastros desatualizados desde outubro de 2021, e Averiguação Cadastral, que apresenta grupos com indicativo de renda não declarada ou indícios de composição familiar divergente.

— É importante alertar que as famílias que estão nesses grupos devem comparecer ao Cras de referência para agendar a atualização do CadÚnico. Além dos bloqueios e suspensões, se os cadastros não forem atualizados podem ser excluídos e consequentemente perder os benefícios vinculados — alertou, acrescentando que todos que possuem CadÚnico estão sujeitos a receber visita domiciliar para atualização cadastral e confirmação de dados.

Em SFI, conforme lista do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), há aproximadamente mil famílias em averiguação cadastral e 540 na revisão cadastral nesta primeira fase que inclui o público prioritário. Para conferir a listagem completa, clique aqui.

Para outros esclarecimentos, dúvidas e denúncias de recebimento indevido, a população deve entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único e PBF através do telefone (22) 99798-7201, que também recebe mensagens através do WhatsApp. Informações sobre cartões e Caixa Tem podem ser obtidas com a Agência da Caixa Econômica, cujo telefone é 2789-1140.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp