22/08/2023 às 10h01min - Atualizada em 22/08/2023 às 10h01min

Agricultura e Sebrae promovem seminário Empretec Rural para produtores em Campos

As aulas acontecem na sede do sindicato, na Avenida Presidente Vargas, 116, Pecuária, das 8h às 16h

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Começou nesta segunda-feira (21) e segue até sábado (26), a terceira edição do Empretec Rural, seminário de empreendedorismo da Organização das Nações Unidas (ONU), disponibilizado pelo Sebrae para produtores e empresário rurais, além de profissionais que atuam no campo. Ano passado, Campos foi escolhida para abrigar o primeiro Empretec Rural do Sebrae-Rio. O seminário tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sicoob Fluminense e Sindicato Rural de Campos. As aulas acontecem na sede do sindicato, na Avenida Presidente Vargas, 116, Pecuária, das 8h às 16h.

“O Empretec Rural, do Sebrae-Rio, é ação fundamental para o desenvolvimento de agropecuária e pesca do município de Campos. Acreditamos que a capacitação daqueles que atuam nas atividades agropecuárias é crucial para avançarmos, especialmente no fortalecimento do empreendedorismo, do associativismo-cooperativismo e aprimoramento da produção. Esse tipo de evento atende aos propósitos do nosso programa Capacita Agro Campos, que promove cursos em parcerias com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e outras instituições e universidades, para capacitar o agricultor, o produtor, seus filhos, trabalhadores do campo e profissionais da área de forma a aprimorar todo o sistema. No caso do Empretec Rural, o foco, junto com o Sebrae, é fortalecer e ampliar a formação para o empreendedorismo, para que nossos produtores rurais tenham uma capacidade maior de empreender em suas atividades, de aplicar tecnologia e ter gestão de alta qualidade para avançar cada vez mais”, destacou o secretário Almy Júnior.

O Empretec Rural, intensivo de seis dias, com oito horas diárias de duração, é um curso presente em 40 países e apresentado pelo Sebrae como o maior seminário de empreendedorismo do mundo. Em Campos, participam 26 produtores rurais.

“Precisamos atuar no desenvolvimento do agronegócio desde a base. Os produtores precisam entender suas propriedades como um modelo de negócio, transformando em eficientes, rentáveis, com processos bem definidos, organização e sobretudo, com diferenciais para ampliar a geração de negócios com maior alcance de mercado. É esse o propósito do Empretec Rural”, destacou o coordenador do Sebrae-Rio no Norte Fluminense, Guilherme Reche, que participou, juntamente com o secretário de Agricultura e representantes de instituições parceiras, da abertura do seminário.

A produtora de Pau Funcho, Paula Maria Manhães Pereira Gomes, destaca a importância do seminário. “O Empretec Rural, que iniciou hoje pela manhã aqui, no nosso município, está sendo um curso para mudar a mentalidade. A gente é acostumada a ver agricultor como aquele cara que está no campo produzindo para levar um produto para a feira, para vender o produto in natura. Aqui, a gente tem uma visão diferente, a gente aprende realmente a pensar a agricultura. A agricultura é uma empresa e a gente tem que empreender e tem que buscar novos recursos e conhecimentos para gerir essa empresa. Acho que essa é a principal função do Empretec: mostrar que isso é possível, que isso é real. Então, está sendo muito bacana esta parceria da Secretaria de Agricultura e Sebrae e parceiros que trouxe essa oportunidade para os produtores rurais. Com certeza haverá muito aprendizado e o resultado será muitas coisas boas e novas para Campos”, concluiu Paula. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp