25/04/2024 às 09h56min - Atualizada em 25/04/2024 às 09h56min
Atualização do CadÚnico dos CRAS Jóquei, Codin, Chatuba e Ururaí iniciada no Centro
O atendimento, por ordem de chegada, foi centralizado provisoriamente na Gestão do CadÚnico e é indicado para famílias referenciadas nas quatro unidades que precisam atualizar informações cadastrais junto ao Governo Federal
- Redação
PMCG
De forma provisória, o atendimento para atualização do Cadastro Único de famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí foi iniciado nesta quarta-feira (24), na unidade de Gestão do CadÚnico, que fica no Centro. A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para ampliar e melhorar o serviço oferecido às famílias que precisam informar novos dados sobre o CadÚnico. Para as famílias que necessitam do primeiro atendimento nos 14 CRAS do município, a orientação é para que elas procurem a unidade de origem, para a acolhida e sequência das próximas etapas.
O atendimento, que por enquanto seguirá na Gestão do CadÚnico, acontece por ordem de chegada, com a unidade abrindo às 8h e fechando às 17h. Para a próxima semana, um agendamento será aberto na sexta-feira (26). Um link para que a marcação seja feita pela internet será disponibilizado através do Instagram da SMDHS, que é o @social.camposrj. Em função da transição de abertura de agenda, a unidade não atenderá na sexta-feira. A Gestão do Cadastro Único de Campos fica na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), 565, no Centro.
“O atendimento é provisório, não vai ser para sempre na Gestão. Essas famílias, conforme determinação do Governo Federal, precisam atualizar o Cadastro Único para que elas não tenham seus benefícios, como o Bolsa Família, suspensos por alguma inconsistência de informações. A partir da semana que vem estaremos com o agendamento que vai facilitar ainda mais o atendimento dessas pessoas”, explicou a coordenadora do Cadastro Único, Kamila Oliveira.
Já para o mês de maio, a SMDHS prevê a realização de novos mutirões de atualização do CadÚnico, conforme determinação do Governo Federal. Em março, três mutirões foram realizados, sendo atendidas mais de mil pessoas. Além dos mutirões, a SMHDS ainda realiza o atendimento de famílias referenciadas nos CRAS através do programa Social + Perto, que atende a população que reside em bairros, distritos e localidades distantes da área central.
A atualização faz parte da Ação Averiguação e Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar informações sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Gilda Rangel, que é moradora e referenciada do CRAS de Ururaí, aprovou a mudança no atendimento. Ela, que estava com o Bolsa Família suspenso, conseguiu realizar a atualização do CadÚnico. “Como aqui o atendimento foi só para as pessoas que precisavam atualizar o Cadastro Único, eu consegui resolver o que tinha que resolver. Eu moro sozinha, tenho problemas de saúde e necessito do Bolsa Família, que tem me ajudado muito. Mas como o Cadastro Único estava desatualizado, ele foi cortado. Agora está tudo resolvido”, contou a dona de casa.
Joselina de Souza, de 67 anos, também aproveitou a centralização para atualizar o Cadastro Único. A idosa é moradora da Codin e referenciada no CRAS do bairro. Com a atualização, ela regularizou o seu Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Foi bom, porque eu consegui atualizar a minha situação. Eu não poderia ficar sem o meu benefício, então o atendimento serviu muito para eu colocar tudo em ordem”, disse.