07/06/2023 às 09h53min - Atualizada em 09/06/2023 às 00h02min

Circuito Praças de Minas chega ao final com edição em parceria com o ForroTomba

Em Tombadouro, distrito de Datas, evento ocupa espaço público para levar programação gratuita ao público regional

SALA DA NOTÍCIA Ícaro Ambrósio
@wqfoto
 

O circuito Praças de Minas se prepara para sua última parada. Após passar por cidades como Uberaba e Jequitinhonha, a eventualidade chega a Tombadouro, um distrito da cidade de Datas e ocorre entre os dias 8 e 11 de junho em parceria com o ForroTomba – tradicional festa municipal que chega em sua 24ª edição em 2023.

O evento acontecerá na Rua São Gonçalo, no Centro do distrito. O espaço receberá uma estrutura integrativa que possibilitará uma sequência de programação e atividades  gratuitas  disponíveis para toda família poder acessar livremente. Cerca de 1,5 mil pessoas são aguardadas por dia.

Com programação variada, o ForroTomba preserva as manifestações culturais das cidades interioranas de Minas Gerais. Essa manifestação cultural nasceu de uma ação conjunta da escola e comunidade e é um momento de encontro regional, de celebrações culturais, comidas típicas e cultivo das tradições e identidades culturais. Proposta que assemelha a missão do circuito Praças de Minas

“O Praças de Minas é um evento que valoriza a cultura de conviver em praças, uma tradição do mineiro. Seja para uma conversa com os amigos, um passeio para espairecer a cabeça ou até para aproveitar a cultura local, nosso povo carrega consigo essa característica”, adianta Alfredo Henrique, diretor da Result, empresa responsável pela realização do projeto. “Pensando neste aspecto cultural nascemos para criar uma conexão entre as diversas variantes artísticas. Estaremos na Praça de Tombadouro para levar integrar ao ForroTomba e levar ainda mais cultura ao público”, completa.

Ao longo dos quatro dias de festa, o cronograma de atrações é bastante variado. A começar por manifestações culturais de escolas municipais e ainda com apresentação de quadrilha, num cenário junino típico. Não bastasse, completam a agenda o Campeonato de Truco e ainda o concurso Garota ForroTomba, que nomeia a musa de todo o evento.

No palco, a música não para nenhum dia e tanto o forró quanto o sertanejo estão confirmados. O evento contará com show dos cantores Thiago Martins e Marcos Belerete, a banda Gruda & Mexe e também o tradicional grupo Piseiro do Barão, além de apresentação de DJ nos intervalos entre uma atração e outra.

Já com o intuito de valorizar a gastronomia local, através de ingredientes presentes nas prateleiras de Minas Gerais, também estão sendo preparadas duas oficinas de pratos típicos da região. A primeira delícia é o tão querido biscoito de polvilho, iguaria bastante presente no café da manhã do brasileiro. A segunda é o cobu, uma espécie de broa de fubá assada enrolada na folha de bananeira.

“O que queremos é que as pessoas se reconheçam em sua própria praça e possam se encontrar para comemorar a vida e as tradições mineiras. Da quadrilha à música, entregaremos um projeto cultural que integra não somente os artistas e os personagens por trás de todo seu escopo, mas também traz consigo a identidade de toda uma região de Minas Gerais. Isso é mágico e queremos que o público se compreenda entre nós”, salienta Alfredo.

Nesta última edição, o Praças de Minas acontece com patrocínio da CEMIG e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Desta vez, ocorre em parceria com o XXIV ForroTomba e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, além das demais secretaria municipais, da Escola Estadual Juliana Catarina da Silveira, Escola Municipal Lourdes Maria de Araújo, da Comissão ForroTomba, do Grupo de Produtores Rurais Paiolzinho de Cultura, da Rádio Alternativa e da Polícia Militar. Recebe ainda apoio cultural da Pomar Cultural, correalização da Prefeitura Municipal Datas e realização da Result.

 

Programação:

Quinta-feira, 08/06
19h – fogueira, quadrilha e apresentação cultural com os alunos da Escola Estadual Juliana Catarina da Silveira
21 – música ambiente

Sexta-feira, 09/06
20h – apresentação da Escola Estadual Juliana Catarina da Silveira
20h30 – desfile da Garota ForroTomba
22h – show com a banda Gruda & Mexe
23h59 – música ambiente

Sábado, 10/06
11h – Cavalgada (concentração na Ponte Areial do Tigre)
13h – campeonato de troco
14h – Oficina de Biscoito de Polvilho
15h – Oficina de Cobu
20h – final e entrega da faixa do concurso Garota ForroTomba
21 – show com Marcos Belerete
23h59 – show com Piseiro do Baião

Domingo, 11/06
14h – apresentação cultural com os alunos da Escola Municipal Lourdes Maria de Araújo
17 – música ambiente
18h – show de encerramento com Thiago Gomes
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp