06/06/2023 às 15h29min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h02min

Inspirado pela obra de Eduardo Galeano, João nas Nuvens lança clipe de Utopia

Faixa conta com a participação de Laura Tereza, artista emergente da cena catarinense

SALA DA NOTÍCIA Café8 Comunicação & Marketing
Rodrigo Grau

Foi uma fala do escritor uruguaio Eduardo Galeano que inspirou o cantor e compositor catarinense João Alberto Lajús – o João nas Nuvens – a escrever a canção Utopia, um feat. com Laura Tereza que agora ganha clipe. Para Galeano, "a utopia está no horizonte". "A música aborda a temática do caminhar utópico, para que não se deixe de caminhar. É sobre a preparação incessante do poeta, que passa noites em claro tentando escrever o que o outro jamais vai ler", afirma João. No clipe, com direção de fotografia de Rodrigo Grau, vemos esse desenrolar da busca por inspiração com Manolo Kottwitz representando o poeta. Assista aqui.

"A ideia do vídeo surgiu a partir da capa do single: um jovem poeta exausto em seu escritório, tentando escrever versos que resolvam uma situação de afastamento romântico causado pelas intempéries do destino. Enquanto isso, a banda toca no mesmo espaço. Talvez na sua cabeça? Talvez o poeta na cabeça da banda?", sugere o artista. O vídeo ganha novos contornos na parte da música cantada por Laura Tereza, conterrânea de João Alberto. "No momento do vocal feminino, os papéis se invertem. Surge a personagem da poetisa (representada por Dandi Lima), que é muito mais resolvida, mas que também tenta escrever versos para sanar a situação", completa.

Outra referência presente em Utopia é o livro "O lobo da Estepe", do alemão Herman Hesse. A obra aparece representada pelo quadro do lobo e pela frase "la entrada és la razón", que está escrita na porta do teatro mágico retratado no livro: um lugar onde cada um pode ser o que é, sem as amarras e angústias causadas pelo julgamento do outro. E é para este lugar de aceitação que caminha o clipe. "No final do vídeo o casal se encontra em um jantar na tentativa de estreitar os laços. Colocam um disco, abrem um bom vinho, confidenciam-se uma carta... O texto que se entregam (uma parte da letra) é o mesmo: 'eu passo a noite em claro tentando te escrever o que você nunca vai ler…' Sorriem, e o que se segue fica pela imaginação do telespectador. Neste momento a música está em dueto, simbolizando o encontro", comenta João.


FICHA TÉCNICA

Música
Composição: João nas Nuvens
Participação: Laura Tereza
Quarteto de cordas: Wesley Barbosa, Mateus Berns, Mizael Ambrosio e Endryk Casagrande
Arranjo de Cordas: Jakson Kreuz
Produção: Tiago Flores
Mix e Master: Fernando Nicknich
Arte da Capa: Rafael Panegalli

Vídeo
Direção de Fotografia: Rodrigo Grau
Direção de Arte: Bia Orlandin
Direção de Cena: Guilherme Cavichioli
Montagem e colorização: Eduardo Chagas
Ator: Manolo Kottwitz
Atriz: Dandi Lima
Agradecimentos: Arthur Bedin, Rafael Tagliari e Rafael Panegalli
 

LINKS

Instagram
Youtube
Spotify

 

SOBRE JOÃO NAS NUVENS

João Alberto Lajús, nascido e criado em Chapecó, Santa Catarina, é um violonista, cantor e compositor que traz em seu projeto musical, João nas Nuvens, uma mistura de MPB, folk e indie. Sua música é marcada pela relação com a poesia, iniciada ainda na infância. Lançou dois singles em 2023, "Sobre a Gravidade" e "Utopia". Atualmente, se prepara para lançar seu primeiro EP, intitulado "O que você vê nas nuvens?", que conta com composições inéditas e participações especiais de outros artistas. Antes do projeto autoral, integrou a banda V´YES, com a qual lançou o disco "Tudo está de volta em seu lugar", realizando diversos shows em sua cidade natal. Além da carreira musical, é também cardiologista.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp