Com milhões de músicas disponíveis nos meios digitais, os cantores atuais precisam ser criativos para conseguir destaque. Dessa forma, empresas especializadas em música e artistas independentes apostam no marketing digital para gerar visibilidade.
E se você também quer começar a investir em marketing digital musical para alavancar sua carreira, mas não sabe como, confira três dicas valiosas sobre o tema:
Segundo dados da Meta, o Instagram e o Facebook somam mais de 220 milhões de usuários ativos no Brasil. Outra rede social popular no país é o TikTok, que possui 82,2 milhões de usuários, conforme pesquisa da DataReportal.
Assim sendo, ter presença forte nas redes sociais é uma forma eficaz de tornar seu nome e suas músicas conhecidas. Entender as características do seu público-alvo, ficar atento às tendências do momento e interagir com seus seguidores sempre que possível são boas práticas de marketing digital.
Nesse sentido, a dupla sertaneja Cácio & Marcos é um bom exemplo de sucesso nas redes sociais. Com mais de 70 mil seguidores no Instagram, a dupla esbanja carisma em conteúdos variados, sempre com muito humor e dialogando com temas que fazem parte da vida de seus seguidores.
| |
Cácio & Marcos |
Serviços de streaming como Spotify e YouTube são os principais meios de consumo de música. Desse modo, um artista atual precisa se manter antenado em relação aos streamings para alcançar seu público.
Além de saber escolher os canais certos para publicar suas músicas, o artista precisa conhecer as técnicas para se manter relevante nessas plataformas, aumentando seus seguidores e o número de plays em seus conteúdos.
Investir em artes personalizadas para cada single, realizar parcerias estratégicas e buscar entrar em playlists de fãs e parceiros digitais são formas de obter destaque nas plataformas de streaming.
Um exemplo de sucesso é a dupla de “agronejo” Brenno & Matheus. Os artistas têm mais de 100 mil seguidores e 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify. Ao todo, são mais de 70 milhões de streams na plataforma.
| |
Brenno & Matheus |
| |
Thiagão |
Por fim, lançar uma música não é simplesmente publicá-la nos streamings. É preciso saber divulgá-la para que a música chegue aos ouvintes. Para isso, criar conteúdos de pré-lançamento, como teasers e links de pré-save, e investir em anúncios são algumas das estratégias utilizadas pela empresa especializada em música New Music Brasil.
E para quem deseja começar a investir em anúncios, Caroline Bezerra, que é responsável pela gestão de tráfego pago da New Music Brasil, explica que o artista deve procurar empresas e parceiros certificados por programas como Google Partners e Meta Business Partners.
Afinal, "como essas certificações possuem critérios rígidos e precisam ser renovadas constantemente, você tem a garantia de que seus parceiros estarão sempre atualizados sobre as últimas tendências e novidades do mercado digital", aponta a especialista.
Assessoria da New Music Brasil.
| |
(segunda opção de capa) |