24/05/2023 às 18h28min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h03min

Electric Days: BorgWarner foca na produção local de sistemas de baterias para veículos elétricos comerciais

Para a empresa, o crescimento do mercado brasileiro de veículos comerciais eletrificados será cada vez maior e exige um pós-venda local especializado e com alta tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Electric Days
Sistema de baterias da BorgWarner - Foto: BorgWarner
O evento global Electric Days, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de junho, em São Paulo (SP), terá como uma de suas atrações uma apresentação de Marcelo Rezende,  Diretor de Sistemas de Baterias da BorgWarner. O executivo fará uma palestra com o tema “O papel da eletrificação no transporte de carga e de passageiros e o que a torna viável”.
O transporte de cargas e passageiros é responsável por 70% das emissões do setor e tem sua contribuição no desenvolvimento urbano. A eletrificação nesse segmento representará uma descarbonização massiva, rápida e eficaz dos grandes centros, além da democratização de tecnologias avançadas de transporte sustentável. E isso só é possível devido ao constante desenvolvimento de um dos componentes mais importantes na eletrificação automotiva: a bateria.
No início deste ano, a BorgWarner inaugurou, em Piracicaba (SP), uma nova fábrica que já está produzindo sistemas de baterias para veículos comerciais, posicionando a empresa como fornecedora global neste segmento. Marcelo, que comanda essa unidade, vai aproveitar sua experiência para explorar as possibilidades desse segmento no País durante o Electric Days.
“Consideramos o Brasil como um mercado potencial para a eletrificação de veículos comerciais, uma vez que o país detém a quarta maior frota de pesados do mundo e uma matriz energética predominantemente de fontes renováveis”, explica o executivo. “Entendemos, também, que a co-localização é imprescindível para tornar o fornecimento da bateria mais produtivo, seguro e sustentável, por isso a necessidade de produzir localmente os sistemas de baterias foi suprida com a planta em solo brasileiro”, acrescenta.
O desafio de oferecer um Pós-Venda qualificado aos clientes também foi apontado como um fator importante nessa decisão. “Dentro da nossa estratégia, um dos principais pilares da BorgWarner é oferecer um atendimento local, com uma área dedicada ao Pós-Venda, composta por engenheiros especializados que irão oferecer informações sobre os componentes e qualquer manutenção que seja necessária, tudo no mesmo lugar”, afirma Rezende.
A planta do interior de São Paulo, atualmente, é responsável pela produção de módulos eletrônicos, que são incorporados na base da bateria enviada pela matriz da empresa. Atualmente, a fábrica possui uma tecnologia de rastreamento de todo o processo de produção, bem como dos módulos que integram as baterias, garantindo mais segurança, confiabilidade e durabilidade aos componentes.
“No nosso produto final, hoje, temos nove módulos com 600 células em cada uma das baterias. Com a nossa tecnologia de rastreamento individual de cada célula, conseguimos facilitar e agilizar a detecção de possíveis problemas para realizarmos manutenções assertivas, além de ter mais precisão no acompanhamento da vida útil do equipamento”, completa.
O mercado de automóveis de passeio também está na mira da BorgWarner, mas não nesse momento. O executivo da BorgWarner afirma que ainda temos um longo caminho a ser percorrido no Brasil neste segmento, e explica que o ritmo de desenvolvimento do mercado nacional, em comparação ao europeu, é completamente diferente. “Atualmente, nosso foco são os veículos comerciais. Entretanto, com o surgimento de demanda local das montadoras parceiras, com certeza iremos trabalhar para incorporar a produção de componentes das baterias aplicadas nos modelos eletrificados de passeio, garantindo qualidade e um suporte especializado também para o consumidor final”, explica Rezende.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp