19/05/2023 às 10h44min - Atualizada em 22/05/2023 às 00h02min

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca apresenta ‘Choro Sertanejo’ em maio, junho e agosto, nas cidades de Franca e Ribeirão Preto

Sob a regência de Marcilio Lopes, concertos integram a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. Todas as apresentações são gratuitas.

SALA DA NOTÍCIA Adriana Monori
Marcilio Lopes, regente | Crédito: divulgação
A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca, com o tema ‘Choro Sertanejo’, faz sua estreia na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais com três concertos em diferentes cidades do Estado de São Paulo. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades são gratuitas.

Sob a regência de Marcilio Lopes, o grupo faz os primeiros concertos na cidade sede de  Franca, nos dias 20 de maio, às 10h, no Polo ACIF - Franca; e 28 de junho, às 19h30, no Teatro Municipal de Franca. E na cidade de Ribeirão Preto, no dia 19 de agosto, às 10h30, na Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Amapá, de Costa Júnior; Minhas mãos, meu cavaquinho e Arrasta Pé, de Waldir Azevedo; Brincando com a Viola, de Bambico; e Gavota Choro, de Heitor Villa – Lobos, representam as obras que serão performadas pelo grupo.
O regente Marcilio Lopes atua há 16 anos como professor de Educação Musical na Prefeitura de Franca. É coautor dos livros ‘Feira Musical: Para tocar, cantar e dançar o que é nosso’ (2012) e ‘Cadernos Musicais: Mambembe’ (2013). Exerce a função de educador de Violão no Guri (Polo Itirapuã) há nove anos e, desde 2019, atua como regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca.
As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site
gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais
Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).    
Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.
Novos Grupos
Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.
Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca
             A camerata de cordas dedilhadas reúne músicos de diversos instrumentos dessa família, como violões, cavaquinhos e bandolins. O grupo surgiu de um conceito sustentável, em 2012, para constituir a ‘Orquestra Verde’ do Guri (conjunto que tocava com instrumentos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia feitos com madeira certificada). Em 2014, integrou o espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, gravado em DVD e apresentado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP) e de Barretos (SP), no Festival de Londrina (PR) e no festival Gente da Terra. Já performou com Carlinhos Antunes, Ivan Vilela, Renato Teixeira e Fulni-ô (etnia indígena do agreste pernambucano). Em 2022 se apresentou com Jane do Bandolim.

              A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca tem o apoio a ACIF - Associação do Comércio e Indústria de Franca.

              O Polo Regional Ribeirão Preto tem apoio da empresa Santa Helena Alimentos. Para a apresentação em Ribeirão Preto terá também apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO GURI DE FRANCA
Marcilio Lopes, regência

Programa
COSTA JUNIOR (1868-1917)
Amapá [arr. Marcílio Lopes]

WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Minhas mãos, meu cavaquinho [arr. Dino Barioni]

WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Arrasta pé [arr. Dino Barioni]

BAMBICO (1944-1982)
Brincando com a viola [arr. Dino Barioni]

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Gavota Choro [arr. Dino Barioni]
I. Suíte Popular IV

Serviço
CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO GURI DE FRANCA
Data: 20 de maio, SÁBADO, às 10h
Local
: Polo ACIF-Franca
Endereço: Av. Doutor Helio Palermo, 2770, Centro, Franca/SP

Data: 28 de junho, QUARTA-FEIRA, às 19h30
Local
: Teatro Municipal de Franca
Endereço: Av. Sete de Setembro, Franca/SP

Data: 19 de agosto, SÁBADO, às 10h30
Local
: Feira do Livro de Ribeirão Preto
Endereço:

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site: gurisantamarcelina.org.br
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;
___________________________________________________________________________
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

SANTA MARCELINA CULTURA 
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

Assessoria de imprensa:  
Comunicação | Santa Marcelina Cultura 
Tel.: (11) 3585-9897  
Renata Franco – renata.franco@santamarcelinacultura.org.br (11) 99659-2523 
Fernanda Narita – fernanda.narita@santamarcelinacultura.org.br (11) 99134-2947


Máquina Cohn & Wolfe| projetoguri@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques – direção |ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com 
Vânia Goersch – gerência (11) 3147-7462 e
(11) 94616-2914  vania.goersch@maquinacohnwolfe.com

Adriana Monori – atendimento 
(61) 9 9999-1900 adriana.monori@maquinacohnwolfe.com


Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  
Assessoria de Imprensa  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 98849-5303 (plantão)  imprensaculturasp@sp.gov.br 
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp