19/05/2023 às 12h37min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h03min

Localiza&Co celebra 50 anos de história e aposta em ecossistema de mobilidade sustentável para atender novas necessidades dos clientes.

Revitalização das marcas e lançamento de soluções para diferentes perfis de usuários marcam momento da Companhia, com crescimento consistente e liderança de mercado consolidada.

SALA DA NOTÍCIA Giovanna Marcela Brandão

São Paulo, maio de 2023 – Sinônimo de empreendedorismo e um marco na história empresarial do Brasil, a Localiza&Co completa 50 anos este mês. Em meio às comemorações, a Companhia ressalta sua trajetória de conquistas para inspirar as prioridades estratégicas de olho no futuro, gerando valor para clientes, colaboradores, parceiros e acionistas em linha com as novas necessidades do mercado. 

Atualmente, a Localiza&Co é uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo com ampla oferta de soluções de mobilidade para indivíduos - desde aluguel de curto prazo (Localiza RAC), carro por assinatura (Localiza Meoo), passando por soluções de gestão e manutenção de carro próprio (Localiza+), até a aquisição de seminovos - e para empresas – incluindo aluguel corporativo, gestão de frotas e a oferta de veículos pesados, além de recursos tecnológicos, como a telemetria, que promovem mais produtividade e segurança no trânsito. Soma-se a essa gama de soluções de mobilidade o serviço voltado para motoristas de aplicativo (ZARP Localiza). 

“A L&Co chega aos 50 anos em sua melhor forma. Acabamos de realizar a maior combinação de negócios do setor, somos a marca mais lembrada pelo público, temos o melhor NPS do segmento e, em 2022, apresentamos a nossa identidade visual corporativa e a revitalização das marcas dos negócios, além de termos sido eleitos uma das melhores empresas para mulheres trabalharem. Somos uma empresa cinquentenária com um espírito jovem e com muita energia para continuar inovando e gerando valor para nossos clientes, colaboradores e toda sociedade”, celebra Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co.

Com esse ecossistema de mobilidade sustentável, a Companhia pretende fomentar a cultura de aluguel de carro em um mercado ainda subpenetrado no Brasil, além expandir a oferta de soluções que agregam valor para os clientes, que estão no centro das decisões da empresa.  Em sua visão de futuro, a Localiza&Co também dará mais velocidade a importantes frentes de crescimento - como ZARP, Meoo e Pesados - e maior tração ao processo de internacionalização, primando sempre pela eficiência operacional e pelo atendimento de excelência.

“A trajetória da Companhia nos fornece profundo conhecimento operacional e da jornada do cliente, além de ser motivo de orgulho para todos os colaboradores. Essa jornada nos impulsiona para construirmos algo ainda maior e mais relevante para clientes, colaboradores, ecossistema de mobilidade e sociedade como um todo. Seguimos sempre em evolução, preparados para inovar e encantar os clientes com soluções para diferentes perfis, necessidades e ocasiões. Estamos prontos para os próximos 50 anos com foco em maximizar o nosso impacto positivo na sociedade e mitigar nosso impacto ambiental”, completa Bruno.  

História e legado

O negócio teve início em 1973 com apenas seis fuscas e, em apenas seis anos, já estava presente em 11 capitais do País. A liderança no mercado de locação de veículos veio em 1981 e, a partir daí, a trajetória da Companhia foi marcada pela contínua evolução do negócio e pela ampliação para além do segmento de aluguel de carros. 

“Exemplo é a palavra que melhor define os nossos primeiros 50 anos. Exemplo de trabalho, ética, perseverança, empreendedorismo e estratégia para enfrentar os desafios e as oportunidades ao longo dessa trajetória. A jornada que trilhamos até aqui possibilitou sermos percebidos como uma empresa sólida, dinâmica e que prima pela excelência, o que nos dá a responsabilidade de seguir sempre em movimento para construir um legado ainda mais relevante para os próximos 50 anos”, afirma Eugênio Mattar, fundador da Localiza&Co e presidente do conselho de administração da Companhia. 

  1. anos em marcos da L&Co
  • Combinação de negócios:  Em 2022, a Localiza&Co concluiu a maior combinação de negócios da indústria, posicionando a Companhia como a maior do setor em valor de mercado (dentre as de capital aberto) e líder na América Latina nos principais segmentos em que atua. Com o movimento, a L&Co passou a oferecer ainda mais capilaridade, conveniência e comodidade aos clientes.  
  • Tecnologia e Inovação: A Companhia iniciou a jornada de transformação digital em 2014 e, desde então, vem realizando constantes investimentos em soluções inovadoras e tecnológicas pensadas para revolucionar a experiência do cliente em mobilidade e melhorar a eficiência da companhia. Com o maior investimento em tecnologia do setor, a L&Co considera o processo de digitalização que vem transformando a maneira como  opera e interage com clientes, colaboradores e parceiros, um diferencial competitivo estratégico para seguir relevante no mercado.
  • IPO: visando impulsionar a sua trajetória de crescimento, a Localiza&Co abriu capital e deu início à oferta pública de ações no Novo Mercado da Bovespa - destinado às empresas com os mais elevados padrões de governança corporativa -, em maio de 2005, quando completou 32 anos.
  • Internacionalização: o processo de internacionalização da companhia teve início na Argentina, em 1992. Hoje, a L&Co atua em cinco países da América do Sul - Argentina, Equador, Paraguai, Colômbia e Uruguai -, além do Brasil, por meio de uma rede de franquias e detém a maior rede de aluguel de carros na América do Sul em número de agências. O próximo passo é iniciar operação própria no México. 
  • ESG: a Localiza&Co já nasce com o conceito de economia compartilhada em seu DNA na medida em que viabiliza o uso compartilhado de veículos e, desta forma, promove o consumo consciente. A evolução desta agenda vem ganhando cada vez mais tração na Companhia e, atualmente, abrange 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com especial foco em descarbonização e diversidade e inclusão. 
  • Instituto Localiza: Com o objetivo de impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em comunidades onde a Localiza está presente, o Instituto iniciou suas atividades em 2021 já no primeiro ano de atuação executou 49 projetos que impactaram mais de 12 mil jovens.  

“Nascemos com o sonho de criar algo diferente, um sonho que parecia impossível: encantar os clientes, gerar valor para todos e ter um time engajado e que prima pela ética em todas as relações”, rememora Eugênio. “Mas, mais do que celebrar o passado, queremos fazer parte da construção do futuro, articulando e contribuindo para desenvolver soluções de mobilidade que preencham demandas e viabilizem sonhos, ampliando a nossa relevância e o nosso impacto positivo. Para isso, é essencial promovermos alianças e conexões estratégicas visando a cocriação de inovações e tecnologias em prol da mobilidade do futuro, que melhorem a vida das pessoas e transformem o mundo”, finaliza Eugênio.  

50 anos de L&Co em números 

  • Frota: de 6 para cerca de 600 mil veículos
  • Colaboradores: mais de 18 mil
  • Clientes: mais de 15 milhões de clientes
  • Agências de Aluguel: quase 700 espalhadas pelo Brasil, Argentina, Equador, Paraguai e Colômbia.
  • Lojas Seminovos: mais de 180 lojas em 107 cidades do Brasil. 

Linha do tempo 

  • 1973 - Fundação da Localiza com seis fuscas 
  • 1979 - Expansão para 11 capitais
  • 1981 - Alcança a liderança no Brasil em número de agências
  • 1983 - Com frota de 1970 carros, adota o franchising para seguir crescendo
  • 1991 - Criação de Seminovos, divisão responsável pela venda de veículos e que possibilita a renovação constante da frota. O segmento ainda não existia no Brasil.  
  • 1992 - Início da internacionalização por meio de franquias. Atualmente, a L&Co atua na Argentina, Equador, Paraguai, Colômbia e Uruguai. 
  • 1997 - DL&J Private Equity compra 1/3 da Companhia: Market Cap de US$150 milhões
  • 1999 - Lançamento da Localiza Gestão de Frotas, divisão de terceirização de frotas que visa gerar mais eficiência e produtividade para as empresas
  • 2005 - Oferta pública de ações (IPO). Market Cap US$295 milhões
  • 2014 - Início da Transformação Digital 
  • 2017 - A Companhia passa a ser signatária do Pacto Global da ONU no Brasil e publica o primeiro Relatório de Sustentabilidade
  • 2020 
  • Lançamento do segmento de carro por assinatura sob a marca Localiza Meoo e que visa atender o público que prioriza o uso em detrimento da posse
  • Criação do Localiza Labs, laboratório de tecnologia e ciências de dados da Companhia 
  • 2021 
  • Lançamento do Localiza ZARP, negócio desenvolvido especificamente para atender às necessidades dos motoristas de aplicativo 
  • Criação do Instituto Localiza que tem como objetivo impulsionar a transformação social
  • 2022
  • Concretização da maior combinação de negócios do setor que vem acelerando o crescimento e a transformação da Companhia rumo à mobilidade do futuro. 
  • Conquista a 4ª posição como melhor empresa para se trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work e ingressa no ranking GPTW Mulher, que reconhece as melhores empresas para mulheres trabalharem. 
  • Criação da marca corporativa Localiza&Co.
  • Lançamento do Localiza+, plataforma que oferece planos de revisão desenvolvidos para facilitar o dia a dia dos proprietários de automóveis. 

Sobre a Localiza&Co

Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo. 

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 6 países da América do Sul, além da forte presença digital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90