Um bate-papo sobre a relação da música com o jornalismo e a tecnologia abriu na noite de terça-feira (16/05) a 2ª edição do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto). A roda de conversa, realizada no auditório do Sesc Ribeirão e mediada pela produtora cultural Vandreza Freiria, reuniu as jornalistas especializadas em música Roberta Martinelli (Eldorado FM e TV Cultura) e Fabiane Pereira (Nova Brasil FM).
Um dos temas da conversa foi como os artistas iniciantes podem ser “descobertos” pelos programas especializados em música. “Os novos artistas precisam entender que aparecer nos meios de comunicação vem como reflexo da carreira que vem sendo construída. É puxado, pois é preciso circular, fazer shows, fazer contatos, e uma hora as coisas acontecem naturalmente. Não é porque ainda não tocou no rádio que o trabalho não é bom”, afirmou Roberta. “O rádio é o fim do processo e não o objetivo inicial do artista. Muita gente lança um disco e já quer aparecer, mas existem ainda muitas camadas de trabalho a serem enfrentadas”, concordou Fabiane, que faz a curadoria de cinco programas em rede pela emissora em que trabalha e vê no rádio um termômetro para a música brasileira: “Um estudo recente apontou que o rádio está presente em 83% dos domicílios brasileiros, atrás apenas da televisão, com 91%. Então, para um artista ser conhecido nacionalmente, só se ele passar pelo rádio, que atinge todas as camadas de maneira plural e diversa”, avaliou.
Outro assunto debatido pelas jornalistas convidadas foi a necessidade da presença cada vez maior dos artistas nas redes sociais como forma de divulgação do trabalho, o que, muitas vezes, gera angústia pelo pouco tempo que sobra para a criação em si. “Hoje, o artista e qualquer outro profissional tem que pensar a carreira em 360 graus, tem que fazer posts, tem que buscar engajamento e tudo, muitas vezes, sozinho. Eu mesma, queria ser só jornalista, mas não dá mais, então é preciso buscar um equilíbrio para não adoecer”, disse Fabiane. “Vejo que vamos lidando com tudo o que vai surgindo, experimentando, lapidando. Essa angústia entre equilibrar a criação e o restante do processo de gerenciamento da carreira artística sempre existiu. Há alguns anos, essa angústia era expressa na própria criação. Hoje, ela é manifestada em posts nas redes sociais”, analisou Roberta.
Mesmo com tantos percalços para equilibrar vários papeis em suas carreiras, Fabiane acredita que a nova geração da Música Popular Brasileira honra a tradição. “Nossa MPB tem um legado muito forte, reconhecido pelo mundo todo. Recentemente tivemos perdas importantes, Gal, Erasmo, Rita, mas as novas gerações bebem na fonte, honram e levam adiante a história de nossa música popular”.
A roda de conversa fez parte da Mostra Redes & Encontros do festival, realizada em parceria com o Sesc, que reúne, ainda, as atividades: Bate-papo (presencial) “Nos bastidores do FestMAO: conversa com os produtores sobre os desafios da produção de um festival”, com Allê Trajan, Carol Capacle e Fernanda Moura, ambos produtores do festival; a Roda de Conversa (on-line) “A arte de administrar sua carreia musical: experiências e desafios da autogestão artística”, conduzida pela cantora Fernanda Marx e pelo compositor e guitarrista Fred Sunwalk; a Roda de conversa (on-line) “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades”; Oficina (presencial) “Ritmos afro-cubanos e afro-indígenas na percussão”, com Matheus “Profeta” Marques e Roda de Conversa (on-line) com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca, especialistas em economia criativa, cultura e políticas culturais. E por fim a Vivência (presencial) “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática” | com Leser MC, no auditório do SESC, neste sábado (20), das 14h às 15h30.
Além da Mostra Redes e Encontros, o público pode participar de mais três mostras : Integração e Palco Livre (Biblioteca Sinhá Junqueira), Mostra Gerações com shows no Teatro Sesi e a Mostra Autoral no sábado (20) e domingo (21), no Armazém Baixada. A programação completa está no site do FestMAO https://festmao.com.br/ e nas redes sociais. (Veja também a agenda das próximas atrações no Serviço abaixo.)
Canais do FestMAO Instagram: https://www.instagram.com/fest.mao/
Facebook: https://www.facebook.com/fest.mao
YouTube: https://www.youtube.com/@PalcoFestMAO
Sobre o FestMAO O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e, ao mesmo tempo, expandir fronteiras culturais.
Esta edição do festival, que prosegue até domingo (21/05) com atividades gratuitas, é contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do Sesc, Sesi e Biblioteca Sinhá Junqueira.
SERVIÇO: PRÒXIMAS ATRAÇÕES DO FESTMAO EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “A arte de administrar sua carreira musical: experiências e desafios da autogestão artística” | com Fernanda Marx e Fred Sunwalk | Mediação Vandreza Freiria
HORÁRIO e LOCAL: 17h | On-line – link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO). Participação com acesso gratuito.
Obs.: Link com acesso para a Roda de conversa: https://www.youtube.com/live/jWPm11XznIw?feature=share
EVENTO: Mostra Gerações - Show com acordeonista Gilda Montans
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco).
Entrada gratuita - Retirada de ingressos antecipada.
Mais informações no link: SESI - Cultura - Gilda Montans (sesisp.org.br).
DATA: 18 de maio (quinta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Oficina “Ritmos afro-cubanos e afro-indígenas na percussão” | com Matheus “Profeta” Marques
HORÁRIO e LOCAL: 15h às 18h | ESPAÇO OFICINA 1 - SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
EVENTO: Mostra Gerações - Show com cantora e compositora Verônica Ferriani
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco)
Entrada gratuita - Retirada de ingressos antecipada.
Mais informações no link: SESI - Cultura - Verônica Ferriani (sesisp.org.br)
DATA: 19 de maio (sexta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades” | com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca | Mediação Adriana Scannavez
HORÁRIO e LOCAL: 10h | on-line | link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO)
Participação com acesso gratuito.
Obs.: Link com acesso para a Roda de conversa: https://www.youtube.com/live/-AzxFWOnNjA?feature=share
EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 18h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.
EVENTO: Mostra Integração - Apresentação “Dona Georgina - Feitiços da Rua” | com Coletiva Sarau DisseMinas
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.
DATA: 20 de maio (sábado)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Vivência “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática” | com Leser MC
HORÁRIO e LOCAL: 14h às 15h30 | AUDITÓRIO SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.
EVENTO: Mostra Integração - Espetáculo “Show Poético Mar de Ijogun” | de Mafalda Pequenino, com Adriana Aragão e Beth Beli
HORÁRIO e LOCAL: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.
EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas: Catarina no Sofá, Chic Hernandez e Quadrilha
HORÁRIO e LOCAL: 22h | Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 21h.
Show Especial com a cantora Mariana Aydar.
DATA: 21 de maio (domingo)
EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas: Mununu, Janine Mathias, Folk na Kombi, Tata Chama e as Inflamáveis e Dresden
HORÁRIO e LOCAL: 15h | Armazém Baixada (Rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 14h.
Show de encerramento com a cantora Ekena.