05/05/2023 às 17h50min - Atualizada em 07/05/2023 às 00h00min

Projeto Bandas apresenta novos repertórios em concertos gratuitos no Rio

Apresentações são no Salão Leopoldo Miguez, no Rio, com novas edições de obras da série Música Brasileira para Banda. No primeiro concerto, 08/05, Orquestra de Sopros da UFRJ interpreta Pixinguinha, Villa-Lobos, Hudson Nogueira, Murillo Santos e Alberto Nepomuceno, com regência de Marcelo Jardim.

SALA DA NOTÍCIA Projeto Bandas
www.sinos.art.br
O maestro Marcelo Jardim e a Orquestra de Sopros da UFRJ - divulgação

Durante este mês de maio, o Projeto Bandas promove dois concertos gratuitos no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio, com a Orquestra de Sopros da UFRJ. O primeiro concerto, regido por Marcelo Jardim, será no dia 8/5, às 19h, e o segundo, regido por Gabriel Dellatorre, ocorrerá no dia 29/5, também as 19h. Em ambos os concertos serão apresentados repertórios preparados especialmente para o projeto: o primeiro, com obras de Hudson Nogueira, Pixinguinha, Villa-Lobos, Murillo Santos e Alberto Nepomuceno; o segundo, com obras de Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, maestro Duda, Hudson Nogueira e Francisco Lucas Duchesne. As partituras das peças apresentadas serão publicadas no site do projeto, entre julho e agosto, e passarão a integrar o repertório da Série Música Brasileira para Bandas. A iniciativa é uma ação do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas e conta com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Ambos fazem parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria Funarte e UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

 

O concerto de 08 de maio, 19h - Orquestra de Sopros da UFRJ - Marcelo Jardim, regente

Programa:

Pixinguinha - Auriverde” (dobrado, arr.: Everson Moraes)
Murillo Santos - Batuque (edição Marcelo Jardim)

Alberto Nepomuceno - Série Brasileira (transcrição Marcelo Jardim)

- I - Alvorada na Serra

- II - Intermezzo

- III - Sesta na Rede

- IV - Batuque

Heitor Villa-Lobos - Modinha (arr.: Hudson Nogueira)
Hudson Nogueira - As quatro faces do Samba

- I - Samba de Morro

- II - O Rei do Partido alto

- III - Canção em Samba

- IV - Samba Exaltação
Heitor Villa-Lobos - Choros 1 (arr.: Hudson Nogueira)

 

A orquestra

A Orquestra de Sopros da UFRJ (https://www.orquestra.ufrj.br) é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Sua primeira estrutura organizacional se deu em novembro de 2017, e desde então mantêm ininterrupta temporada de concertos, tendo sido responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo “Dobrados para o Itamaraty”.

 

O maestro

Marcelo Jardim é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS - Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É diretor executivo do programa Arte de Toda Gente (Funarte-UFRJ), o que inclui o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil - SINOS, Projeto Bossa Criativa, Projeto Um Novo Olhar, entre outros. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Atua em concertos e festivais em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, e dentre seus projetos de pesquisa estão A Banda do Villa, com resgate da obra de Villa-Lobos para banda, e encomenda de novas obras para bandas sinfônicas.

 

O Projeto Bandas

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

 

O Projeto Sinos

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

 

O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

 

Serviço:

Concertos do Projeto Bandas

Onde: Escola de Música da UFRJ - Salão Leopoldo Miguez: Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Quando: 8/5 (19h), e 29/5 (19h) de 2023.

Entrada gratuita

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Sustenidos Organização Social de Cultura

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp