28/04/2023 às 13h45min - Atualizada em 30/04/2023 às 00h03min

João Bittencourt leva forró à Holanda no single “Lelé da Cuca”

Músico brasileiro fez verdadeiro baile que celebra suas origens

SALA DA NOTÍCIA Daniel Corrêa

Durante meses residindo na Holanda, o músico brasileiro João Bittencourt transformava Amsterdam em um baile para dançar com muito forró. Ocupando mensalmente o Teatro Munganga, ele presenciava o poder de congregação e a força da música do Brasil. Isso fica claro em “Lelé da Cuca”, faixa gravada ao vivo no evento.

Assista ao clipe “Lelé da Cuca”: https://youtu.be/uOkaGBpIS0g 

Ouça “Lelé da Cuca”: http://tratore.ffm.to/leleda

 

Natural de Salvador e criado no Rio, João é compositor, produtor, arranjador e multiinstrumentista. Sua formação foi ao lado de grandes nomes da história da música brasileira, como Itiberê Zwarg, Adriano Souza, Tomás Improta, Estela Caldi, Marcelo de Alvarenga e Nonato Lima.

Em seus 25 anos de carreira, já se apresentou e gravou com artistas de gêneros e gerações diferentes. De Bibi Ferreira a Moyseis Marques, de Geraldo Azevedo e Amelinha até Julia Vargas e Ras Bernardo, ele também produziu diversos álbuns e singles.

Com o Grupo Água Viva ganhou o 1º lugar no 19º Prêmio Tápias de Artes Integradas em 2007, ganhando também o de Melhor Instrumentista, e ainda o prêmio por Melhor Execução Instrumental no Festival de Música da EBC (2012) com a música “Frevendo Água”. Além disso, conseguiu o 2º lugar no IX Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana (2019).

Com dois álbuns de estúdio, João Bittencourt fez uma carreira em múltiplas áreas com participações em mais de 40 espetáculos teatrais.

Atualmente, João é professor na Berklee Partner  Global Music Institute (Índia). É integrante da companhia de teatro/circo Cirque de la Liberte (Holanda) com a qual participou de seis espetáculos, alternando funções como músico, compositor, diretor musical e ator/performer. E mantém na Holanda os trios Forró do João e Brazilian Latin Jazz Trio.

Essa experiência plural e rica o levou pelo mundo e o guiou até o novo single, fruto do encontro com Dirk Overbeek - sanfoneiro holandês apaixonado pelo forró e pela música brasileira - e Ivan Greg, sanfoneiro pernambucano residente na Holanda. Mas “Lelé da Cuca” não é a primeira vez que o João explora ligações entre nossa música e sons de todo o mundo. Em 2020, lançou o clipe “For India”, trazendo a inusitada mistura da música indiana com o forró. 

O single e toda a obra de João Bittencourt está em todas as plataformas de streaming e o novo clipe está no canal do YouTube do artista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp