27/04/2023 às 12h54min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h04min

Mercado automotivo: Schaeffler leva para a Automec 2023 portfólio completo das marcas LuK, INA e FAG

Focada no mercado de reposição de hoje e do amanhã, a Schaeffler também apresenta três inovações para a eletromobilidade

SALA DA NOTÍCIA Wedja Sabrina
Schaeffler/ Reprodução
Sorocaba, 25 de abril de 2023. Para atender com melhor performance à crescente diversificação da frota brasileira e às mais variadas necessidades do mercado de reposição, a Schaeffler apresenta na Automec 2023 seu portfólio completo, com destaque para o volante bimassa LuK DMF, capaz de absorver quase que completamente as vibrações originadas no motor à combustão.

Ao contrário de um volante de inércia convencional (rígido), o LuK DMF consiste em duas massas circulares que rotacionam entre si, conectadas por molas. A solução tem maior eficácia no amortecimento das vibrações indesejáveis, geradas pelo motor à combustão. O efeito prático é um veículo que roda mais suave e é mais confortável para dirigir, proporcionando menor consumo de combustível e emissões de gases.

“O volante bimassa garante níveis extremamente baixos de vibração e ruído, mesmo com procedimentos frequentes no trânsito, como o ‘anda e para’, e em baixas rotações do motor. Sendo assim, atende aos contínuos avanços e otimizações de torque e potência dos motores mais modernos”, reforça Thiago Martins, Gerente de Desenvolvimento do Produto e Assistência Técnica Schaeffler América do Sul. 

Outra solução que a Schaeffler leva para o maior evento do mercado de reposição da América Latina, sob a marca INA, são os kits inteligentes para a troca de correias de distribuição. Os kits variam de acordo com a necessidade de manutenção de cada veículo. Geralmente, contêm correia, tensores, polias de desvios e, em vários casos, os elementos de fixação, como parafusos, porcas, prisioneiros, entre outros. Os kits por corrente possuem correntes, engrenagens, guias e guias tensoras, tensores hidráulicos, fixadores e refil de graxa específica para a lubrificação do sistema durante a montagem.

A Schaeffler também apresentaum novo produto para a linha de embreagens automatizadas de caminhões e ônibus, o CPCA LuK. É um sistema de acionamento de embreagem pneumático concêntrico, cuja função é desengatar e engatar o conjunto de embreagem automatizado, utilizando-se de ar comprimido e comandos originados da central eletrônica do veículo. A solução proporciona maior durabilidade do conjunto de embreagem, demanda menor espaço e é mais leve que o sistema hidráulico tradicional.

Com a marca FAG, os kits de roda são destaque na Automec. Para a categoria de veículos leves, a Schaeffler desenvolve soluções específicas para atender às exigências dos clientes. Diante dos critérios de uso, são oferecidos rolamentos de roda leve para todos os níveis de esforços e requisitos de aplicação.  

As linhas incluem rolamentos de rolos cônicos, rolamentos de esferas de contato angular (1ª Geração), rolamentos de rolos cônicos de dupla carreira (Geração 1T), rolamentos de esferas de contato angular (2ª e 3ª Gerações), rolamentos integrados com cubo e dentado frontal (face spline) e rolamentos de roda com anel gerador de impulsos ABS (encoder) integrado.

Mais tecnologias da Schaeffler na Automec

Focada no mercado de reposição de hoje e do amanhã, a Schaeffler também apresenta três inovações para a eletromobilidade, que contribuem com o desempenho dos veículos: 

O kit E-Axle RepSystem-G de reparo para o eixo elétrico, que conta com os rolamentos e sistemas de vedação necessários para realizar o reparo profissional do componente e, assim, mantê-lo em perfeitas condições de operação.

Outro produto da empresa com foco em eletromobilidade é o TriFinity. O rolamento, integrado ao cubo de roda, possui três fileiras de esferas, o que proporciona elevada transmissão de força e maior rigidez do sistema e, ainda, reduz a fricção (menores perdas por atrito), diminuindo o consumo de eletricidade, no caso dos veículos elétricos, e, consequentemente, entregando melhor performance. 

Para completar o cenário de inovações, a Schaeffler apresenta o iRWS: sistema mecatrônico inteligente de direção da roda traseira. É uma solução que reduz o raio de giro, facilitando a manobrabilidade dos motoristas em espaços menores. O sistema também proporciona mais agilidade, estabilidade, conforto e segurança durante a condução do veículo.

“A Schaeffler quer colaborar para uma mobilidade efetiva. Estamos trabalhando para entregar cada vez mais inovações, mirando no futuro do transporte”, exalta Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo Schaeffler América do Sul. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90