A organização do FestMAO - Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto anuncia nesta sexta-feira (14), as bandas selecionadas para a Mostra Autoral da 2ª edição do evento, que acontece entre 16 e 21 de maio, em diferentes pontos da cidade, com atividades presenciais e on-line. Toda a programação é gratuita.
Inicialmente com número definido para seis bandas concorrendo à Mostra Autoral, a organização do evento considerou ampliar esse número para os oito participantes com maior pontuação. “Optamos por esse ajuste devido à alta qualidade das duas bandas que seriam suplentes e pelo destaque de representatividade que vão ao encontro das metas desta edição. Certamente, essa ampliação enriquece e torna ainda mais plural a programação”, explica Carol Capacle, produtora executiva do FestMAO.
Janine Mathias - Foto: Renato Nascimento Estarão no palco do Armazém Baixada nos dias 20 e 21 de maio, as bandas: Catarina no Sofá, de Descalvado (SP); Tata Chama e as Inflamáveis, de Juiz de Fora (MG); Mununu, de Poços de Caldas (MG); Folk na Kombi, de São Paulo (SP); Quadrilha, de João Pessoa (PB); Janine Mathias, de Curitiba (PR), Chic Hernandez e Dresden, ambas de Ribeirão Preto (SP).
Catarina no Sofá - Foto Luz Vermelha Com crescimento substancial no número de inscrições, que passou de 80 na primeira edição - realizada no formato virtual em 2021 -, para 163, em 2023, o festival também viu aumentar de 344 para 700 o número de artistas envolvidos e a expansão de alcance para 73 cidades, de 14 Estados do país. De acordo com cantor e compositor Allê Trajan, diretor artístico e um dos curadores do evento, a abertura das inscrições para todo o Brasil trouxe uma nova experiência ao FestMAO. “Foi muito interessante receber inscrições de todas cinco regiões do país, de cidades e capitais tão distantes como Manaus, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre”, pontua Trajan.
Chic Hernandez - Foto: Bem Feito Produções Para o cantor e compositor, Eduardo Machado, também curador da Mostra Autoral, a tarefa de seleção das bandas foi desafiadora. “A qualidade do material recebido superou as expectativas, tanto na parte técnica como na musical. A variedade de estilos e ritmos e a diversidade das propostas foram incríveis. Uma amostra muito rica da pluralidade cultural do Brasil”, comenta Machado.
Folk na kombi - Foto Vinny Campos Entre os critérios avaliados pela equipe de curadoria do FestMAO para a Mostra Autoral foram considerados a obrigatoriedade de letras em português, formação mínima da banda com três integrantes a partir de 18 anos e autoralidade do trabalho, que poderia ser de música pop, rock, reggae, MPB, samba, RAP, groove, blues e folk, entre outros gêneros similares. Os quesitos originalidade, narrativa (letra), música (melodia, harmonia, arranjo) e performance foram utilizados na pontuação classificatória.
Além de Eduardo Machado e Allê Trajan, também estão na equipe de curadoria a cantora e compositora Ekena, e a multiartista, ativista e cantora, Preta Ferreira. A Mostra Autoral do FestMAO acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Centro Cultural Armazém Baixada, importante casa de shows de Ribeirão Preto, voltada ao fomento da música brasileira local, regional e nacional, que fica na Rua Duque de Caxias, 141 – Centro. O acesso é gratuito e solidário, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
Novos horizontes A Mostra Autoral é a principal atração do FestMAO, mas não a única. Com abrangência estendida nesta segunda edição, o evento abre espaço para diferentes manifestações artísticas e ações de formação. "Estamos bastante animados para a segunda edição do FestMAO que, neste ano, terá uma programação ainda mais diversificada e abrangente. Além dos shows de bandas independentes e artistas convidados, iremos oferecer oficinas, vivências e performances artísticas para o público. Queremos proporcionar uma experiência completa, em um evento onde a arte e a cultura se conectam e se multiplicam", mostra Fernanda Moura, coordenadora de produção e comunicação do festival. As outras três mostras que compõem o festival são Redes & Encontros, Gerações e Integração. O evento também reunirá intervenções como o Palco Livre e a Feira Criativa FestMAO.
Esta edição do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto) é contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do SESC, SESI e Biblioteca Sinhá Junqueira.
Sobre bandas e artistas selecionados Catarina no Sofá A banda é do interior de São Paulo, criada na cidade de Descalvado/SP, e por ser do interior traz características do que é ser da terra. O grupo tem influências do rock e do jazz, entre tantas outras, difundindo a brasilidade do que é pertencer ao local de origem e ser artista.
Chic Hernandez & Batuqueira Band A banda surgiu em outubro de 2009 unindo a vontade de trabalhar com ritmos das Américas e África para criar uma sonoridade particular, a partir dessa mistura. O nome da banda é uma homenagem ao lendário maestro Chic Hernandez, arranjador e pesquisador musical, que após um tour pelo mundo, resolveu misturar a salsa com o samba, o brega com o funk e o ijexá com o rock e, assim, inventou seu próprio estilo: o "Latin Lover Tropical Groove”.
Dresden É uma banda instrumental autoral de Post Rock, Rock Progressivo, Psicodélico, Funky e Punk Rock, que mistura isso tudo a ritmos e toques regionais populares brasileiros. Formada em 2013, na cidade de Ribeirão Preto (SP), Dresden possui o disco de estúdio “Mulheres Sozinhas Cheirando a Flores Mortas’’, lançado em 2016, e mais 2 EPs lançados em 2019 e 2021: “Azul - 4/4” e “O Demônio do Meio-dia 3/4". O grupo criou dois espetáculos de artes integradas para o lançamento dos discos “Mulheres Sozinhas Cheirando a Flores Mortas” e “Dresden - Sinestesia” (2016/2019) em seus 10 anos de existência.
Folk na Kombi Com 10 anos de estrada e dois DVDs lançados, a banda paulista surgiu em 2022 com nova formação, reafirmando o amor pela música folk autoral brasileira. Com instrumentos tradicionais da música folk como banjo, bandolim, violões, bumbo e abertura de vozes contagiam e convidam o público a cantar junto.
Janine Mathias O samba sempre foi o lugar de onde a cantora e compositora retira sua base musical – é ele que traz a potência de suas raízes alinhada ao rap. A artista resgata a ancestralidade e a autoestima da mulher negra em um trabalho autoral, tendo em sua discografia o EP “Quero Mergulhar” (2012) e o primeiro disco “Dendê” (2018), além de diversos singles. O segundo álbum “Devoção”, que dá nome ao show, está em fase de pré-lançamento e conta com banda formada por músicos de Curitiba (PR).
Mununu Natural de Poços de Caldas, é cantor, compositor e intérprete, com um timbre de voz marcante. Seu trabalho traz composições, arranjos e melodias que buscam referências da cultura afro-brasileira, como o afoxé e ijexá, além da música mineira e do jazz. Atualmente, está em fase de produção do seu disco, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2023.
Quadrilha A banda surgiu em 2018, em meio ao movimento musical das noites da capital paraibana. A banda possui três EPs lançados nas plataformas digitais. Com um estilo musical que prevalece a nova MPB, o quarteto tem uma forte influência de ritmos da música nordestina, como o forró, mas também conversa com a música do mundo. Tem como característica principal os arranjos vocais compostos pelo próprio grupo para canções que versam sobre afetos e vivências do cotidiano.
Tata Chamas e as Inflamáveis De origem mineira, a banda independente de música brasileira e experimental, tem um caráter coletivo e uma identidade plural, permitindo que suas canções transitem entre diversos ritmos da música latino-americana, numa mistura de elementos sintéticos e orgânicos. A banda segue hoje apresentando o show Fogo-Fátuo, baseado em seu álbum homônimo lançado em 2022 - que traz em suas composições originais histórias sobre liberdade coletiva e sentimentos que permeiam a experiência humana.
Sobre o FestMAO O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e, ao mesmo tempo, expandir fronteiras culturais.