05/04/2023 às 15h31min - Atualizada em 09/04/2023 às 00h00min

Orquestra Jovem das Gerais se apresenta na Mostra Copasa de Música Barroca Mineira em São João del Rei na Quinta-feira Santa

SALA DA NOTÍCIA Luciana Maria Ferreira Gontijo
OJG/Divulgação
Há algo que destaca São João del Rei entre as cidades históricas mineiras: a preservação bicentenária de tradições e rituais religiosos, aliados a uma atividade musical intensa e qualificada. Fé e cultura se misturam na programação litúrgica da Semana Santa e a Orquestra Jovem das Gerais participa da Mostra Copasa de Música Barroca Mineira, num espetáculo a céu aberto, no dia 6 de abril, Quinta-Feira Santa, ao qual todos são convidados.

Às 21h30, após a cerimônia do Lava-pés, a Orquestra Jovem das Gerais e Camerata Inconfidentes sairão em cortejo percorrendo os passinhos da Rua Getúlio Vargas a partir da Capela Passo da Rua Direita (próxima ao Largo do Carmo), na sequência Capela de Nossa Senhora da Piedade, até a Capela Passo do Largo do Rosário, nos quais serão interpretados os tradicionais motetos do compositor tiradentino Manoel Dias de Oliveira, especialmente escritos para a Quinta-feira Santa.

Às 22h, logo após o cortejo de visitação aos passinhos, o espetáculo continua em frente ao Museu de Arte Sacra com o Concerto inédito Orquestra Jovem das Gerais e pela Camerata Inconfidentes.

A Mostra Copasa de Música Barroca Mineira é parte do Projeto Acervo de Compositores, que transcreve para o formato virtual, obras preciosas de compositores mineiros de todos os tempos. Tudo acessível a todos através do site www.acervocompositores.art.br

Sobre a Orquestra Jovem das Gerais
Fundada em 1997 pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiane Reis, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma iniciativa voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação. O projeto oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta transversal, oboé e clarinete) e percussão a crianças e jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

A partir da educação musical, a Orquestra Jovem das Gerais busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais. O projeto, que conta com o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, NTS, J. Mendes, Fundação ArcelorMittal, Mineração Usiminas, BMG, New Holland, Hypofarma, GEOSOL, Copasa, Belgo Arames e CNHI, pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e a transformação da realidade e justiça social. Mais de 2 mil alunos já passaram pela Orquestra, que completou 25 anos em outubro de 2022.

SERVIÇO
Apresentação da Orquestra Jovem das Gerais na Mostra Copasa de Música Barroca Mineira
Local: Capela Passo da Rua Direita (próxima ao Largo do Carmo)
Data: 06.04.2023
Horário: 21h30

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp