Presente no mercado desde 2001 e referência no varejo de autosserviço, o Tenda Atacado possui 43 lojas localizadas na Grande São Paulo, na capital, litoral e interior paulista, contando com mais de 8 mil colaboradores na rede. Em ritmo acelerado de crescimento, o Tenda Atacado passa a contar com a Stoom, empresa com o mais alto nível de personalização da experiência em e-commerce, para aprimorar seu comércio digital por meio de uma plataforma que atende as mais diversas demandas dos consumidores em uma jornada completa de compras, utilizando abordagens omnichannel. De acordo com Daniel Nepomuceno, Diretor de e-commerce e transformação digital no Tenda Atacado, alguns fatores foram fundamentais para que o comércio eletrônico fosse aprimorado, e a possibilidade de personalização da plataforma se destaca neste contexto. “Já conhecia o trabalho da Stoom e a flexibilidade para customizar a plataforma. Buscávamos exatamente isso no parceiro, alguém que criasse o Tenda Lab, o nosso laboratório de projetos e inovação”, comenta. O executivo explica ainda que “às vezes, é muito caro estruturar um projeto como esse internamente, mas as maiores operações de e-commerce do país têm a customização como diferencial competitivo”. Além disso, a migração de ferramenta foi acelerada pelo período da pandemia, que aumentou expressivamente o volume de pedidos. “Precisávamos de uma plataforma que atendesse nossas regras de negócio considerando, inclusive, a questão do multi estoque, em que várias lojas operam a partir dos espaços físicos”, prossegue. Dessa forma, o e-commerce precisa se adequar ao estoque de cada uma das lojas, sabendo onde o cliente está e o local mais próximo dele. “Baseado em onde o cliente está comprando, escolhemos qual loja irá atendê-lo e a plataforma precisa ter isso muito bem configurado”, explica Daniel. “Na pandemia, desenvolvemos, ainda, um modelo de agendamento que consegue controlar a demanda para não permitir que uma loja venda mais do que a sua capacidade de produção. Então, quando uma determinada loja já atingiu o seu limite de capacidade produtiva, essa ferramenta de agendamento automaticamente oferece outras datas, não permitindo, assim, que a gente venda mais do que a nossa capacidade de atender”. A integração com o agendamento foi uma feature bem recebida pela rede Tenda, bem como a flexibilização para customizar e adaptar o e-commerce às regras de negócios. “O modelo que trabalhamos, de squad e metodologia ágil, também traz flexibilidade para conseguirmos operar. Toda semana lançamos algo novo e funciona muito bem. Para entendermos melhor o nosso consumidor, analisamos vários dados de navegação e de compra. Assim, vamos evoluindo cada vez mais”, aponta Daniel. Além de uma jornada com canais totalmente integrados (omnichannel), o Tenda também conta com o Picking App, aplicativo de separação de pedidos, e o Smart Locker, tecnologia da Stoom que possibilita que o cliente compre online e retire o pedido em loja, por meio de "armários inteligentes".
Desde a implementação da plataforma da Stoom, o Tenda Atacado se encontra 5 vezes maior do que antes. Essa análise se dá por meio do relatório de acompanhamento de vendas, em que valida as vendas antes e depois da plataforma. “A pandemia ajudou na digitalização de empresas em diferentes segmentos, mas, no varejo, aderir à tecnologia se mostrou indispensável durante este período. O Tenda Atacado conseguiu crescer de forma orgânica e ficamos felizes em participar deste processo. Construímos funcionalidades de acordo com o que o cliente solicita, sempre com o compromisso de atendê-lo da forma mais completa possível”, conclui Stallin Silva, CEO da Stoom.