São Paulo, março de 2023 - Primeira plataforma de cloud commerce para compra e venda de veículos na América Latina, a AutoForce está transformando esta experiência no mercado automotivo. Tradicionalmente menos impactadas por disrupção tecnológica, concessionárias e revendedoras ganham com a martech a possibilidade de criarem suas próprias lojas virtuais em modelo omnichannel para venderem e comprarem seus veículos e serviços de forma prática, segura e integrada. O modelo de negócios tem ajudado a alavancar a transformação digital no setor: em 2022, a startup chegou à marca de mais de 1.200 concessionárias atendidas com a solução Autódromo e ultrapassou os 1,6 milhão de leads gerados.
“Temos vivenciado um crescimento acelerado, com expectativa de dobrar o faturamento em 2023. Para isso, apostamos em um ecossistema de soluções que possibilitará ao concessionário oferecer aos seus clientes a possibilidade e liberdade de percorrer todo o processo de compra de um veículo de forma online, incluindo financiamento, formas de pagamento, documentação e home delivery”, afirma o cofundador e CEO Tiago Fernandes, que em 2015 se uniu a Isaiane de Mendonça e Clênio Cunha para criar, em Natal, no Rio Grande do Norte, o embrião da empresa que hoje tem entre seus parceiros comerciais alguns dos principais players do setor automotivo, como GWM, Stellantis, OLX e Mercedes-Benz.
Para ter uma dimensão sobre o impacto das soluções da AutoForce para o setor, a Kantam Veículos é um bom exemplo. Primeiro e-commerce de veículos 100% brasileiro, que iniciou sua operação em janeiro de 2022 como joint venture entre Grupo Via1, Itavema e Iesa, a Kantam apostou em uma jornada de compra de veículos 100% on-line, a partir da utilização da AutoCommerce, plataforma completa de e-commerce automotivo desenvolvida pela AutoForce. O resultado foi a comercialização de mais de R$ 188 milhões de janeiro de 2022 até fevereiro de 2023, o que representa mais de 2 mil veículos negociados. Na comparação entre janeiro e fevereiro de 2022 com o mesmo período de 2023, o valor transacionado pela Kantam cresceu em mais de 500%.
De acordo com Isa de Mendonça, sócia fundadora e CPO, o AutoCommerce representa uma evolução no modelo de negócios da AutoForce. “Agora, além do Autódromo, nosso CMS para construção e gestão de sites especializado no setor automotivo estamos com soluções que embarcam os principais desafios do nosso público, concessionárias, como: integrações, pagamento e financiamento online, avaliação de veículos semi novos e por fim, uma plataforma completa de educação”, revela. Para a executiva, atualmente concessionárias e revendas de usados não conseguem oferecer uma experiência de compra de veículos omnichannel para seus clientes de forma sistêmica. “Queremos revolucionar o mercado automotivo por meio do marketing digital. O que imaginamos para o futuro é permitir que cada concessionária ou revenda deixe de ser uma empresa de varejo para se tornar uma empresa de plataforma. As grandes varejistas já entenderam isso e com os carros isso não será diferente”, completa.
A expansão da AutoForce é reforçada também pelo reconhecimento de atores importantes do ecossistema de inovação. Em 2022, foi uma das startups selecionadas para a primeira turma da Smart, a potencializadora de negócios focada em startups mantida pela B3, bolsa brasileira, e pela Neoway, empresa de data analytics e inteligência comercial com atuação na América Latina. A empresa também foi reconhecida pelo Great Place To Work pela segunda vez consecutiva no ano passado, sendo a melhor empresa do Rio Grande do Norte na categoria que contempla negócios com até 100 colaboradores.
Automobilismo
A AutoForce também tem investido em ações de relacionamento e posicionamento de marca no segmento de esporte automotivo. Em 2022, a empresa tornou-se patrocinadora oficial da Cavaleiro Sports, equipe brasileira de automobilismo profissional, e também apoia modalidades como StockCar, Copa Shell HB20, Mercedes-Benz Challenge, Copa Truck e Gold Turismo.
Soluções AutoForce:
Sobre a AutoForce
Martech brasileira fundada em 2015, com a missão de promover a transformação digital no setor automotivo por meio de tecnologias, processos e modelos de negócios que gerem mais valor e inovação para as concessionárias e seus clientes.