27/03/2023 às 15h13min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h03min

Cia Raros Circo Teatro traz espetáculo “Reciclown Circus” para o Guarujá

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Crianças e adolescentes que são alunos da rede municipal e estadual de ensino do Guarujá participam na próxima quarta-feira (29), da apresentação do espetáculo “Reciclown Circus”, produção da Cia Raros Circo Teatro, centrada em unir entretenimento e educação ambiental. A sessão será às 14h30 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba). A participação é gratuita e conta também com roda de conversa após o espetáculo, aproximando artistas e público.

Bastante divertida e apresentada de forma lúdica e poética, a produção temática tem em cena dois personagens: um gari e um catador de lixo reciclável. O diálogo entre eles coloca para as crianças e adolescentes questões centrais sobre conscientização ambiental, como produção de lixo e uso de materiais descartados que podem ser ressignificados e ganharem outra formas de uso.

“Nossa proposta é incentivar essa reflexão entre junto a um público que é catalizador de mudanças em médio e longo prazo”, comenta Fábio Brasileiro, artista e coordenador geral da Cia Raros Circo Teatro. Além disso, há a intenção de promover reconhecimento e valorização das profissões de gari e catador de recicláveis, exercidas por pessoas que são fundamentais para o sistema ambiental, mas que passam ‘invisíveis’ e discriminadas pela sociedade.

Em formato de comédia, “Reciclown Circus” une modalidades do circo e do teatro, com números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e duo acrobático. Enquanto se divertem, as crianças e adolescentes recebem informações sobre a importância de pequenas ações cotidianas e seus impactos na vida de cada um, e sobre a relação entre consumo e meio ambiente.


“O objetivo deste trabalho é despertar a percepção da problemática socioambiental em cada município que iremos nos apresentar, e chamar a atenção sobre nosso papel social e cidadão em relação à forma como lidamos com o lixo que produzimos”, destaca Fábio Brasileiro. O artista explica que a inspiração para a criação do espetáculo foi o dado da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), que aponta que o brasileiro produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo por semana.

Além do Guarujá, as cidades de Barueri, Franco da Rocha, Caieiras e Mauá também estão na agenda da Cia Raros Circos Teatro durante essa semana.

O projeto “Reciclown Circus” foi o primeiro colocado entre 21 escolhidos (foram 219 projetos inscritos no edital ProAC 08/2021 - Circo / Circulação de Espetáculo), para apresentações em 18 cidades no Estado de São Paulo (Araçatuba, Araraquara, Barretos, Barueri, Caieiras, Guarujá, Itapeva, Lençóis Paulista, Marilia, Mauá, Mococa, Nuporanga, Poá, Presidente Prudente, Registro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

As apresentações são gratuitas, em escolas municipais e estaduais ou teatros, com o objetivo de auxiliar os esforços de educadores e arte-educadores que tratam de assuntos ligados ao meio ambiente e reciclagem.

Em 2022, o projeto percorreu 14 cidades da região de Ribeirão Preto e atraiu um público de 4 mil pessoas. A expectativa para 2023 é dobrar esse número e alcançar mais de 8 mil estudantes.

Sobre a Cia
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos” (2016); “Clownflitos Amorosos” (2019); “Reciclown Circus” (2021) e o “Tradição, Paixão e Circo” (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo. 

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
Site: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

SERVIÇO
Cidade: Guarujá/SP
Data: 29/03/23 (quarta-feira)
Horário: 14h30 horas
Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira - Avenida Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba
*Participação gratuita para estudantes das escolas agendadas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp