O Mobile World Congress 2023 (MWC), maior evento de tecnologia e telecomunicações do setor, aconteceu neste mês, em Barcelona, na Espanha, e evidenciou as principais novidades da tecnologia 5G, próximos lançamentos tecnológicos e as inovações das empresas líderes de mercado.
Como tendência promissora, o MWC apresentou os principais produtos do 5G, e entre as expectativas da tecnologia, encontramos novidades como conectividade mais ágil, melhor experiência do usuário, sustentabilidade e inclusão digital. Importante ressaltar que a tecnologia do 5G promete revolucionar a maneira como as pessoas usam seus dispositivos móveis, oferecendo uma conexão mais rápida e maior largura de banda para permitir o uso de recursos mais exigentes, como realidade aumentada, streaming de vídeo em 8K e cloud gaming.
Até 2029, a perspectiva é que o 5G ultrapasse o 4G, estando presente em mais de 85% dos principais mercados até 2030, tornando-se a tecnologia móvel dominante no mundo. As conexões 5G globais devem passar de 5 bilhões até o final da década, com o setor a caminho de atingir 1,5 bilhão de conexões ainda em 2023. Outro cenário promissor com a tecnologia é que especulasse que até 2030, a nova rede adicionará quase US$ 1 trilhão à economia global e beneficiará todos os setores, como os serviços e manufaturas obtendo a maior parcela. A contribuição econômica do setor móvel ultrapassará US$ 6 trilhões até 2030.
Novos números da GSMA Intelligence mostram que as conexões 5G devem dobrar nos próximos dois anos, aceleradas por inovações tecnológicas e novas implantações de rede em mais de 30 países somente em 2023. Ainda neste ano, espera-se que grande parte das regiões já sejam de redes 5G Standalone. Esse crescimento também virá dos principais mercados da Ásia/Pacífico e América Latina, como Brasil e Índia, que lançaram recentemente a tecnologia. Outro insight de inovação que o evento destacou foi às telas dobráveis e expansíveis apresentadas pela Samsung e a Motorola, com novos conceitos.
Por outro lado, notei um crescimento acelerado entre as indústrias de smartphones com o Flip e o Fold. Essa popularização será definida pelo preço, pois ainda está em um nicho premium. Além disso, o setor de celulares ainda apresentou outras inovações: a OnePlus, por exemplo, anunciou o primeiro smartphone do mercado equipado com sistema de resfriamento líquido para gamers, já a Tecno inovou com o primeiro celular com câmera que se move e a Nokia trouxe um feature phone que tem fones earbuds embutidos, com um conceito moderno, inteligente e prático.
Ainda sobre as inovações apresentadas, destacaria outros dois pontos que me chamaram a atenção durante o Mobile World Congress: a Motorola apresentou um novo conceito de smartphone com tela expansível que pode se tornar realidade no futuro. O protótipo aumenta de tamanho após dois cliques em um botão lateral. Com tela enrolável, o aparelho passará de 4 polegadas para 6,5 polegadas em questão de instantes. Já a Samsung tem trabalhado muito junto às questões de sustentabilidade, reciclando itens coletados no oceano Índico para a construção de componentes e peças através de um sistema de beneficiamento em 5 etapas.
Para 2023 e as próximas décadas, a tendência é que a sociedade e os negócios alavanquem ainda mais em um universo de inovações tecnológicas que irão perpetuar o 5G, realidade virtual e aumentada, telas dobráveis, wearables completos e super câmeras, assim como a transformação também do mundo das finanças com as criptomoedas, blockchain, NFT’s e muito mais.