14/03/2023 às 16h25min - Atualizada em 16/03/2023 às 00h02min

Departamentos jurídicos enfrentam aumento da carga de trabalho, pressões orçamentárias e lenta adoção de tecnologia revela estudo do Thomson Reuters Institute 

Índice de Operações Jurídicas indica que as equipes estão procurando reduzir os gastos de advogados externos e implementar ferramentas digitais que economizem tempo. 

SALA DA NOTÍCIA Fabio Okubaru; Fabíola Mello
Thomson Reuters Institute
Thomson Reuters_divulgação
Departamentos jurídicos enfrentam aumento da carga de trabalho, pressões orçamentárias e lenta adoção de tecnologia revela estudo do Thomson Reuters Institute.

Índice de Operações Jurídicas indica que as equipes estão procurando reduzir os gastos de advogados externos e implementar ferramentas digitais que economizem tempo.  


 
São Paulo, 14 de março de 2023 – De acordo com o sétimo Índice de Operações do Departamento Jurídico (LDO por Legal Department Operations), publicado em outubro pelo Thomson Reuters Institute, 65% dos entrevistados indicaram que o volume de trabalho jurídico realizado por sua equipe aumentou no ano passado. Apesar do aumento da carga de trabalho, os advogados não viram um aumento correspondente em seu orçamento, com quase 60% dos entrevistados relatando que o orçamento de seu departamento jurídico permaneceu o mesmo ou diminuiu.  

Em resposta, os departamentos jurídicos estão priorizando o controle de suas despesas terceirizadas (85% listaram isso como uma alta prioridade) e implementando ferramentas tecnológicas de economia de tempo para simplificar o fluxo de trabalho e os processos manuais (71% listaram como uma alta prioridade). Apesar da priorização contínua do investimento em tecnologia, quase metade (47%) relata que o ritmo de avanço em tecnologia e processos em seu departamento foi lento, com poucas ou nenhuma mudança feita a cada ano, ou inexistente.   

 Outras descobertas na LDO de 2022 incluem:  
  • Quase um terço (28%) relatou estar insatisfeito ou muito insatisfeito com o orçamento e a alocação de recursos para seu departamento jurídico.  
  • Quase metade (49%) dos departamentos jurídicos dizem que estão priorizando trazer mais trabalho de forma interna. Apesar disso, oito em cada dez (80%) departamentos internos ainda relatam que um quarto (25%) ou mais de seu trabalho foi tratado por um escritório de advocacia externo.  
  • Mais de 20% dizem que a tecnologia existente de seu departamento jurídico é subutilizada em pelo menos 13 categorias de tecnologia diferentes, incluindo sistemas como faturamento eletrônico e pesquisa jurídica, mas também outros sistemas operacionais importantes, como gerenciamento de contratos, gerenciamento de documentos, know-how, gerenciamento de conhecimento e automação de fluxo de trabalho jurídico.  
 "As tendências que estamos vendo no setor jurídico refletem as realidades econômicas atuais. Diante da incerteza econômica e de um ambiente regulatório cada vez mais complexo, os departamentos jurídicos estão procurando soluções inovadoras para atender às demandas atuais", disse Hillary McNally, Gerente-geral do segmento Corporates Legal da Thomson Reuters. "Embora seja bom ver que o investimento em tecnologia jurídica continua sendo uma prioridade, é fundamental que essas ferramentas sejam adotadas e usadas adequadamente. Se os departamentos jurídicos quiserem acompanhar as pressões financeiras atuais, essas soluções tecnológicas precisam ser totalmente implementadas."  

Os dados para o Índice são compostos por análises de despesas jurídicas coletadas do Legal Tracker da Thomson Reuters e obtidas de mais de 1.500 departamentos jurídicos corporativos e uma pesquisa da Thomson Reuters realizada em agosto e setembro de 2022 que ouviu 107 departamentos jurídicos. O resumo executivo da LDO 2022 está disponível em português, o relatório completo pode ser acessado em inglês.   
 
Thomson Reuters Institute  
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