10/03/2023 às 16h30min - Atualizada em 13/03/2023 às 00h02min
Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia em 2023
SALA DA NOTÍCIA Andréia Andreatta
Preâmbulo Tech A tecnologia avança rapidamente nos mais diversos segmentos, proporcionando não apenas uma transformação digital, mas também cultural. Independente de qual seja a área, o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e se atualizar para se manter em sintonia com o mercado e clientes. Na área do Direito, as soluções tecnológicas são cada vez mais frequentes nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Além de ferramentas como, por exemplo, os softwares jurídicos, o profissional precisa acompanhar e dominar os atuais conceitos tecnológicos e de gestão. Eles impactam na comunicação, no atendimento, nas relações sociais, nos negócios, nos processos de trabalho, no meio ambiente e na economia. Importante lembrar que a tecnologia não substitui o trabalho humano na advocacia, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o trabalho dos advogados e tornar a justiça mais acessível e eficiente. Nas minhas pesquisas diárias das movimentações no mercado jurídico, acompanhamento nas mudanças tecnológicas e cenário dos nossos clientes, venho apontar algumas tendências, divididas em cinco categorias: Cliente é prioridade; Talentos e Sustentabilidade; Mais digital; Gestão e Processos; Marketing. Essa lista apresenta uma proposta que os profissionais do Direito devem esperar para 2023. Confira o que estará em alta no setor de Advocacia e Tecnologia neste ano: CLIENTE É PRIORIDADE: Busca por personalização: Foi-se a época em que o atendimento era padronizado. Clientes têm expectativas cada vez mais altas, pouco tempo e muitas ofertas de produtos e serviços no mercado. Falar com bots, por exemplo, para resolver problemas e tirar dúvidas simples é muito bem-vindo, mas quando se trata de questões mais complexas e direcionadas, o agente humano é a preferência. O estudo global CX Trends, apresentado pela Zendesk, revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas. De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o atendimento pós-venda. Legal Design: Com uma abordagem que combina o Design Thinking e a tecnologia, a proposta é facilitar a comunicação. No Direito, esta prática é chamada de Legal Design, que consiste na utilização de elementos visuais como gráficos, ícones, imagens, cores diferenciadas, e outros recursos na concepção e elaboração de documentos. Um complemento valioso são as plataformas de geração de documentos, em que modelos ficam centralizados, seguros, colaborativos e facilmente acessíveis. Personalização e padronização é resultado. A era do User Experience (UX) O conceito de User Experience (UX) foca em práticas e estratégias para melhorar a experiência dos usuários em plataformas digitais, como a implementação e utilização de softwares jurídicos que permitam que documentos sejam criados adotando prática de Legal Design, que dashboards e relatórios possam ser cada vez mais completos, interativos, mais visuais e a uma das mais importantes: implementação de um portal para acesso aos clientes do escritório. A personalização facilita o acesso às informações, sendo um canal de comunicação eficiente. TALENTOS E SUSTENTABILIDADE: Talentos Employee experience ou experiência do colaborador está em alta quando falamos em gestão de talentos. Portanto, pensar em como serão os pontos de contato desde o processo seletivo, contratação, onboarding, treinamentos, até o crescimento podem oferecer uma ótima experiência para novos colaboradores. Soluções para organizar, aprimorar e automatizar a jornada também fazem parte deste contexto. Adotar políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos, investir em plataformas de feedback e engajamento são boas alternativas. Sustentabilidade Em alta no ambiente empresarial, o conceito ESG - Environmental, Social and Governance em português, Ambiental, Social e Governança, já influencia na escolha das marcas que consomem e dos serviços que contratam e ganha espaço na transformação positiva, em empresas que assumem compromisso com a sustentabilidade. Esta pauta impacta tanto nas estruturas dos escritórios quanto no surgimento de uma nova área de atuação. MAIS DIGITAL: Community commerce Nada melhor para um profissional do Direito ou para um escritório de advocacia do que ter seu trabalho reconhecido e repercutido de forma espontânea. É esse o conceito de community commerce, quando o próprio público viraliza um produto ou serviço de forma orgânica e autêntica de forma online. Criptomoedas e Blockchain Não há como negar que o Blockchain e as criptomoedas serão comuns daqui a um tempo em nossas vidas. Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, afirmou que "Em 10 anos, todos os ativos serão digitais". Assim sendo, é primordial que os escritórios de advocacia entendam sobre esta matéria, saibam onde se encontra e como podem se adaptar a esta nova realidade. Cibersegurança e LGPD O direito digital está se tornando cada vez mais importante, questões como segurança de dados e privacidade online são temas urgentes. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação brasileira que entrou em vigor em 2020. Ela estabelece as regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, visando proteger a privacidade e a liberdade dos titulares dos dados. A lei se aplica a todas as empresas e instituições que processam dados pessoais, independentemente de sua área de atuação. A LGPD prevê penalidades rigorosas para o não cumprimento das suas disposições, incluindo multas de até 2% do faturamento da empresa. A lei também cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por fiscalizar e regulamentar o cumprimento da lei. Advogados devem estar familiarizados com a LGPD para auxiliar seus clientes na adequação à lei e prevenção de possíveis sanções. GESTÃO E PROCESSOS: Metodologias ágeis Inicialmente criadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ficaram muito populares no mundo corporativo e há algum tempo ocupam um espaço na advocacia. Essas metodologias têm como prioridade o trabalho em equipe. Entre as mais utilizadas no ambiente jurídico estão Lean, Kanban e Scrum. Pode ajudar muito as empresas a melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente. Inteligência Artificial Novas tecnologias ganham cada vez mais espaço em vários setores, na advocacia não é diferente, com um potencial significativo, ferramentas são criadas baseadas nestas tecnologias. A aplicação de inteligência artificial atualmente já é um recurso oferecido nos softwares jurídicos com bastante ênfase na otimização das tarefas repetitivas, no aumento de assertividade e na redução de riscos e também, por exemplo, em chatbots e assistentes virtuais que ajudam a responder perguntas dos clientes. Automação Aumento na eficiência e produtividade são pré-requisitos para escritórios que estão em crescimento e é ela a automação fator fundamental no alcance destes objetivos. O crescimento do negócio muitas vezes depende disto e muitos softwares jurídicos oferecem formas de automação. O ideal é buscar soluções que automatizem desde o recebimento das publicações, gestão dos prazos, gestão financeira, elaboração de peças processuais até o protocolo. MARKETING: Marketing jurídico Fortalecimento da marca do escritório, atrair novos clientes, estabelecer autoridade, credibilidade e melhorar a relação com os clientes, são resultado de estratégias bem elaboradas de marketing. A competição na área jurídica não é diferente das demais e aumenta a cada dia. Investir em marketing significa estar no jogo e ganhar cada vez mais relevância no mercado garantindo crescimento do negócio. Aqui vão algumas dicas: invista em marketing de conteúdo e divulgue nas redes sociais respeitando o perfil de usuários de cada rede, mais do que participar, faça palestras em eventos da área, promova cursos e treinamentos. O marketing de relacionamento é indispensável, estruture se possível um time interno para trabalhar com agências especializadas. Por Andréia Andreatta, diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da Preâmbulo Tech